DestaquesSaúde

Médica aponta cuidados a serem adotados para manter a saúde auditiva

Médica Eduarda Costa

Por Maria Gizelly
Estagiária R.Sá

A audição é de grande importância para a vida. Segundo a pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), no Brasil 28 milhões de pessoas sofrem com algum grau de surdez, sendo que 2,3 milhões possuem surdez total. A surdez possui diversas causas, pode ser neurossensorial, mista ou condutiva.

A surdez é a perda da capacidade normal de audição, seja ela total ou imparcial. Qualquer pessoa que apresente algum grau de perda de audição pode considerar que tem um grau de surdez.

Segundo a médica Eduarda Costa, a surdez pode ser classificada de duas maneiras importantes. A primeira é quanto ao tipo de perda de audição que pode ser neurossensorial, que é a perda causada por danos ao ouvido interno ou nervo que liga o ouvido ao cérebro, já na mista ou condutiva tem elementos de perda de audição condutora e perda auditiva neurossenssorial, causando danos tanto na orelha externa como interna. E a segunda classificação é quanto ao grau, que pode ser leve, moderado, severo ou profundo.

A surdez tem várias causas e incialmente pode se dividir em congênitas, que são aquelas que a pessoas já nasceu com ela, ou adquirida, que vão surgindo ao longo da vida. As principais causas da congênitas são, doenças sindrômicas, alterações genéticas e problemas na gravidez como infecções, parto prematuro com bebês de baixo peso e uso de medicamentos. Nas adquiridas são, trauma acústico, exposição de ruídos, uso de medicamentos ototóxicos, doenças infecciosas, entre outras.

A médica Eduarda Costa dá dicas do que fazer para conseguir evitar os fatores que causam a surdez.

  1. Evitar exposição excessiva a ruídos, utilizando o material de proteção auricular nos casos de trabalhadores e evitar o uso excessivo de fones de ouvido em volumes altos, no caso principalmente dos jovens.
  2. Cuidando bem do ouvido evitando infecções recorrentes e tratando adequadamente quando necessário.
  3. Manter o cartão de vacinação, pois assim evitamos infecções por doenças que podem causar a surdez.
  4. Fazendo a higiene adequada do ouvido, evitando manipulação com Hastes flexíveis ou outros objetos
  5. Gestantes devem realizar o pré-natal adequadamente, com todos os cuidados necessários para evitar um parto prematuro ou infecções.