DestaquesSaúde

Especialista em epidemiologia explica o surgimento do grande número de moscas nesse período do ano

Por Luana Pereira

Estagiária/R.Sá

O mês de novembro tem sido de poucas chuvas na cidade de Picos, no entanto não podemos dizer o mesmo sobre os insetos. Nessa época do ano a busca por alimento faz os insetos invadirem as casas e incomodar os moradores. Além do incômodo, eles podem transmitir diversas doenças. Chuva e calor são a combinação perfeita para o surgimento de moscas.

O surgimento das moscas tem a ver não só com o período chuvoso, mas até mesmo com as frutas da estação. A condição de umidade e temperatura são dois fatores importantes para a multiplicação de insetos. Além da presença de matéria orgânica.

Então, se tem uma multiplicação dessas condições de forma mais acelerada favorecendo o aparecimento de moscas, mosquitos e baratas. Por isso, quem mora próximo a rios pode sofrer ainda mais com o problema.

A zona rural tem essa problemática. Há muita fruta, tanto plantada em pomares, quanto nativas. Essas frutas caem no chão e apodrecem, tornando-se um local para moscas.

Segundo a bióloga e especialista em Epidemiologia e Vigilância em Saúde, Ramila Alencar,  Mestranda em saúde pública e meio ambiente explica que, nesse período de início de chuvas esses insetos aparecem mais.

“Esse período de chuva serve como um alerta para o aumento de doenças, pois é o período em que há maior ocorrência de insetos vetores, isso também é devido às chuvas a questão do saneamento ambiental”, relatou.

Bióloga Ramila Alencar

Devido a falta de saneamento em alguns locais e o fluxo de lixo que rodeia vários pontos acontece o acúmulo de resíduos, seja restos de comida entre outros, vira o criadouro de moscas e insetos.

Ramila Alencar orienta que a população precisa se proteger desses insetos. “Essa combinação de chuva e calor torna-se um ambiente de proliferação para elas e essas moscas vão atrás de alimentos, e na maioria das vezes esse alimento fica dentro das nossas casas por isso a gente percebe um aumento desses vetores”, afirmou.

Esse grande número de insetos costuma permanecer até os próximos meses, por isso ela explica os cuidados que devemos ter.

  • Procurar sempre manter objetos alimentos limpos e cobertos.
  • Jogar sempre o lixo e resíduos de comida fora, pois isso atrai muitos insetos.
  • Ter esse cuidado com a higiene com a limpeza da casa, trabalho entre outros locais com os próprios alimentos em si.