DestaquesSaúde

Secretaria de Saúde e Conselho Municipal de Saúde realizam 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Picos

Na manhã desta sexta-feira (19), no auditório da Universidade Estadual do Piauí – Campus Picos, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde de Picos.

O evento parte da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde e, neste ano, traz para debate o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, que visa promover o aprimoramento do sistema de saúde como um todo.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Júlio Araújo, a conferência é voltada principalmente para os trabalhadores de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS), onde foram discutidas questões envolvendo o ambiente de trabalho de modo que, os serviços oferecidos no município, possam ser de qualidade para os usuários do SUS.

Na ocasião, o Secretário de Saúde, Aldo Gil, esteve presente no evento e falou sobre o que seria discutido e o que espera das ideias discutidas na Conferência Municipal. “Teremos palestras, onde serão discutidas políticas para a melhoria do SUS na nossa região. Desejo a todos os participantes um dia proveitoso de reuniões e boas ideias que serão construídas para serem levadas até Conferência Estadual e, posteriormente, para Conferência Federal de Saúde”, afirmou o Secretário de Saúde.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, falou sobre o público que esteve presente e destacou a diversificação. “Trabalhadores da Secretaria de Saúde, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, estudantes da UFPI e representantes do Conselho Estadual de Saúde estiveram presentes”, pontuou Júlio Araújo.

Júlio Araújo ressaltou ainda o empenho da Secretaria de Saúde para a realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde. “O Conselho Municipal de Saúde sempre teve uma boa parceria com a Secretaria de Saúde, a equipe sempre se colocou à disposição. Sem a Secretaria, seria impossível realizar essa conferência”, afirmou o presidente.