DestaquesSaúde

Ação social discute prevenção de Diabetes e Hipertensão no bairro Paroquial

O Posto de Saúde do Bairro Paroquial (UBS) recebeu uma ação dedicada à conscientização e orientação dos moradores sobre doenças crônicas, na manhã desta quinta-feira (18). O evento contou com a parceria da Universidade Pitágoras Unopar Anhanguera (UNOPAR), que juntamente com Coordenação da Saúde do Adulto e Idoso de Picos, levou informações sobre a prevenção de doenças como Diabetes e Hipertensão.

Das 8 às 11 horas, profissionais de saúde da UBS, em colaboração com alunos do curso de farmácia da UNOPAR, conduziram uma palestra sobre o cuidado e a detecção dessas doenças, destacando os cuidados após o diagnóstico, e a importância da realização regular de exames de rotina. O encontro contou ainda com entrega de kits e panfletos informativos.

O coordenador de saúde do adulto e do idoso, da Secretaria de Saúde de Picos, Andreolly Mark, falou sobre a importância da ação. “A palestra foi voltada para esse grupo, pois percebemos um grande aumento de casos em Picos, temos cerca de 6 mil diabéticos e 15 mil hipertensos no munícipio. De acordo com o Ministério da Saúde, são doenças relacionadas a alimentação e estilo de vida, dessa forma, o intuito foi compartilhar as diversas informações para conscientização da população, promovendo uma melhor qualidade vida para os moradores”, explicou o coordenador.

A enfermeira da UBS Paroquial, Joyce Azevedo, reforça os cuidados com a saúde. “A partir dos 40 anos de idade independente de ter algum sintoma ou não, precisa realizar a rotina de passar no posto de saúde e marcar os exames básicos, muitas vezes o problema dessas duas doenças crônicas, é que elas agem de forma silenciosa, ou seja, causas danos, não tendo sinais evidentes”, reforça a enfermeira.

Antônio Carlos Gonçalves, aluno do 3 período de farmácia da UNOPAR, retificou sobre a parceria entre faculdade e comunidade. “Nós alunos procuramos fazer um projeto de extensão que atendesse as demandas da comunidade, notamos que a exigência maior, era de pessoas idosas a partir de 50 anos, propusemos a procurar um tema que englobasse a terceira idade, sendo destacada a diabetes e a hipertensão, o intuito principal da nossa ação social é levar informação, educação popular em saúde e tirar dúvidas sobre as doenças crônicas”, pontoou o aluno.

Fonte: CCOM