CidadaniaDestaques

Voluntários da Cáritas de Picos passam a contar com o apoio do município para auxílio a pessoas em situação de rua

Cáritas

A voluntária da Caritas Diocesana de Picos, Josina Ramos, comentou que, junto com as demais pessoas que desenvolvem um trabalho social quanto às pessoas em situação de rua, provocaram o município para que algo fosse feito nessa época de quarentena, uma vez que o trabalho de apoio teria de ser interrompido por causa do coronavírus. Após reunião com o prefeito Pe. Walmir Lima (PT), ficou decidido que a administração daria continuidade às ações realizadas pelos voluntários até o momento, como o oferecimento de uma quentinha e uma fruta.

Josina explicou que a ajuda é para as pessoas que vivem em situação de rua, havendo um cadastro realizado previamente, pois as doações são exclusivamente para aqueles que não tem moradia. Ela informou que pediu da Secretaria de Saúde de Picos que disponibilizasse vacinas para essas pessoas, o que ficou garantido.

Café da manhã

Os voluntários da Cáritas já desenvolvem esse trabalho de auxílio a pessoas em situação de rua há muito tempo. Eles oferecem um café da manhã na terceira quinta-feira do mês, ocasião em que há um momento de espiritualidade e análise da saúde desses moradores. Quando verificado uma enfermidade, eles são levados ao posto de saúde.

Contudo, com a quarentena estabelecida pelo Governo do Estado e o município, se tornou inviável realizar esse café da manhã. “Já que não podemos trazer eles para o café, pensamos em levar algum alimento”, declarou Josina Ramos.

Atendimento a saúde

Os voluntários levavam quentinhas e detergente para que as pessoas em situação de rua pudessem higienizar as mãos, além de passar orientações sobre como se precaver do coronavírus. Como dito, essa atividade passa a contar com o apoio do município durante esse período.

Existem pelo menos 20 pessoas em situação de rua cadastradas pela Cáritas. A maioria vive na Praça Valquíria Monteiro Neiva Eulálio, do bairro Junco, e na Praça Antenor Neiva, em frente ao Hospital Regional Justino Luz (HRJL).

Deixe um comentário