DestaquesGERAL

Vida de Modelo: com a estudante de Jornalismo Tainá Alves

Tainá Alves. Foto: arquivo de Instagram

A acadêmica de Jornalismo Tainá da Conceição Alves, natural de Elesbão Veloso – PI, tem apenas 19 anos, e muita experiência na profissão de modelo fotográfica. Em entrevista ao Boletim do Sertão ela nos contou detalhes de como é a sua “vida de modelo”. Ainda em 2017 a jovem participou do “Garota Regional”, o primeiro evento de grande expressão, mas antes disso já vinha de uma trajetória, com desfiles em eventos menores. Ao tentar essa carreira, Tainá disse que não via as passarelas e ensaios fotográficos como uma oportunidade profissional, contudo, as coisas acabaram acontecendo.

Tainá Alves explica que o trabalho de modelo se divide em dois: “modelo fotográfica e modelo fashion”. Em Picos as principais oportunidades são para as “modelo fashion”, serviço requisitado por muitas lojas de roupas. “O que é mais oferecido aqui na cidade é o de modelos fotográficas para lojas, enfim todo esse contexto”, explicou.

Devido ao contexto da região de Picos, Tainá informa que o seu trabalho como modelo é principalmente fotográfico, ou seja, ela posa para as fotos usando as roupas que serão oferecidas aos clientes. Por isso, o rosto dela já é bastante conhecido na cidade. Quanto a desfiles, a modelo informa ter participado de quatro desses eventos. “A maior procura é para fotografias, lojas conhecidas de grande nome”, frisou.

Tainá informa que a profissão de modelo requer muita força de vontade, pois as dificuldades existem. “Conheço muitas pessoas que participaram de um concurso e na primeira vez desistiram, pois deram de cara com a realidade. Não é um conto de fadas como enxergamos nas fotos, tem que querer muito, pois exige muito de você, psicologicamente e fisicamente”, explicou.

Pagamento

Hoje ela se diz muito a vontade com as sessões de fotografia, fazendo os ensaios rapidamente. Quanto a remuneração, pergunta que sempre vem em mente quanto a toda profissão, Tainá diz que não reclama. Ela entende que o valor pago é razoável e se houvesse mais oportunidades de ensaios para lojas, poderia se manter apenas com essa profissão.

Contudo, para dar conta das despesas, Tainá tem outro trabalho. Ela dá aula de dança para crianças em uma creche.

Futuro

Sobre o futuro, a jovem declara que pretende trabalhar na área de marketing e vendas. Para sedimentar esse caminho ela cursa Jornalismo na Faculdade R.Sá e já desenvolve o trabalho de divulgação na sua conta pessoal no Instagram @taialvs0, onde possui mais de 11 mil seguidores.

Assédio

Infelizmente Tainá, assim como tantas outras mulheres, já sofreu assédio. Ela disse que a sua reação em casos assim é se afastar de tais pessoas. A modelo conta que recebe mensagens desagradáveis nas redes sociais e sempre bloqueia quem as manda.

Conselho

Para as garotas que pretendem iniciar na vida de modelo, muitas das quais lhe procuram nas redes sociais pedindo conselhos, Tainá recomenda persistência e paciência, além de estar próximas a pessoas que as apoiem e deem suporte profissional. “Procurar alguém que lhe dê boa assessoria e coordenação, porque não é fácil, não acontece do dia para a noite, pois levam dias, meses anos, tem de ter toda uma paciência e vontade”, declarou.