DestaquesSaúde

Saúde e bem estar: nutricionista explica a importância de uma alimentação saudável

Por Luana Pereira
Estagiária/ R.Sá

No último dia 16 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Alimentação, criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual. Segundo o site Mundo Educação, a data foi escolhida para lembrar a criação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, em 1945, quando foi desenvolvido o projeto.

O Dia Mundial da Alimentação não lembra apenas a importância dos alimentos para todas as pessoas do planeta, é também um apelo à ação para garantir segurança alimentar em todo o mundo. 

Uma boa alimentação é uma questão de hábito e persistência. Para um primeiro passo em busca de uma vida saudável. Os nutricionistas indicam que quanto mais cor tiver o seu prato, mais benefícios para você.

Foi através desse pensamento que Tayse Costa, nutricionista clínica e estética, explicou os benefícios de uma boa alimentação saudável. “Neste dia mundial da alimentação, em um mundo se recuperando de uma pandemia, passamos nestes momentos críticos a valorizar o estilo de vida e alimentação, nunca se falou tanto em como a dieta impacta na saúde, e em como adoecer de forma mais grave, às vezes depende de suas escolhas”, ressaltou.

Nutricionista Tayse Costa

Os perigos de uma má alimentação são constantes na vida das pessoas, cuidar melhor daquilo que consumimos diariamente deve ser uma preocupação cada vez maior, especialmente depois de ser comprovado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) que uma má alimentação causa mais mortes pelo mundo do que o cigarro e a hipertensão arterial atualmente, problemas que antes eram líder nesse assunto.

Hoje esse debate causa impacto na vida das crianças, adolescentes e adultos como relatou o contador e chefe de gabinete parlamentar Jacinto José Leal, de 25 anos, ele contou que há anos procurava manter uma alimentação adequada e que por esse motivo buscou ajuda nutricional para melhorar o físico e ter uma vida mais saudável.

“Comecei a praticar exercícios físicos ha dois anos e meio, mas só comecei a ver os resultados depois de um ano quando percebi que tinha que ter um alinhamento entre a minha alimentação e a prática de exercícios físico, daí por diante não parei mais”, afirmou.

Jacinto José Leal

Uma alimentação saudável requer quantidades certas, sem exageros e também sem exclusões e alimentos que forneçam ao corpo: proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, cálcio, vitaminas e outros minerais. A diversidade de grãos, verduras, legumes e frutas deve fazer parte das refeições do dia a dia.

Segundo Tayse, fazer uma reeducação alimentar é o princípio de todo esse processo. “Mostrar as pessoas que doenças crônicas não transmissíveis são causadas principalmente pelo estilo de vida, e a dieta é o principal deles, é primordial, já que 7 de cada 10 mortes ocorridas no mundo tem como causa doenças como câncer, diabetes e hipertensão”, concluiu.