DestaquesSaúde

Saúde de Picos inicia Campanha Nacional de Multivacinação

Por: Rawena Sousa

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenação de Imunização de Picos, realizou, nesta segunda-feira (02), uma coletiva de imprensa para tratar acerca da Campanha de Multivacinação que será realizada no município. A ação visa a atualização da caderneta de vacinação em crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade.

A Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, esteve presente no evento e disponibilizou informações sobre toda a campanha, bem como os lugares disponíveis de vacinação.

“A Campanha de Multivacinação se inicia hoje e vai até o dia 13 de outubro. Todas as vacinas do calendário nacional de vacinação estarão disponíveis nas 17 salas de vacinas fixas. Além disso, nós teremos vacinação em locais alternativos, que é o caso hoje do Picoense Clube. Teremos vacinação também no CRAS da Morada Nova e em escolas do município”, informou.

A vacinação é de extrema importância para o controle e erradicação de várias doenças como o Sarampo e a Poliomielite, não só em crianças e adolescentes, mas toda a população.

“É através da vacinação que vamos garantir a proteção de diversas doenças imunopreveníveis. Temos como exemplo a Poliomielite, que foi erradicada graças à vacinação e tivemos o grande exemplo do Covid, onde não tivemos a erradicação mas tivemos um total controle, e no caso do sarampo, por conta da baixa cobertura vacinal contra essa doença, ela voltou a circular no nosso país. Então é somente através da vacinação que vamos conseguir manter essas doenças fora de circulação”, orientou a Coordenadora.

“Hoje temos todas as nossas salas de vacinas abertas e como temos diariamente no decorrer do ano. E teremos a abertura no Picoense Clube, onde a gente vai fazer a vacinação de 16h às 20h, e teremos também algumas brincadeiras e atividades lúdicas para as crianças. Então a gente está disponibilizando esse horário alternativo para aquelas crianças que estudam à tarde, aos pais que não têm tempo no horário comercial de estar realizando a vacinação de suas crianças”, explicou.

Os documentos necessários para a vacinação são a caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF. Para aqueles que não possuem a caderneta de vacinação, ela será feita no local. A Coordenadora informou ainda para aquelas pessoas que não possuem acesso às redes sociais, que procurem as agentes de saúde de seu bairro para obter mais informações sobre a campanha.

CCOM/PMP