Profissionais de saúde e estudantes da UFPI de Picos desenvolvem desde 2017 o projeto social “Fios de Alegria”, cujo objetivo é arrecadar mechas de cabelo para pessoas que estão em tratamento oncológico. A coordenadora do projeto, nutricionista Ana Rafaela, informou que a campanha se desenvolve ao longo do ano, mas as ações são intensificas nos meses de setembro, outubro e novembro, dedicados a conscientização sobre o combate ao câncer infanto-juvenil, de mama e de próstata. Em 2022 o projeto chegou a sua quinta edição se consolidando para além do Piauí.
“Durante esses três meses realizamos ações em parceria com a Universidade Federal e com as clínicas; hoje temos em Picos o primeiro Centro de Acompanhamento ao Câncer (CAC). E eles são parceiros do Fios de Alegria”, comentou a nutricionista.
Ana Rafaela informa que todas as doações arrecadadas são entregues ao final da campanha, no mês novembro, em Teresina, no Hospital Infantil Lucídio Portela e no Hospital São Marcos, através da Rede Feminina de Combate ao Câncer no Piauí.
Além das mechas de cabelo, a nutricionista informa que o projeto também arrecada brinquedos, encaminhados às crianças, e lenços femininos.
“Já arrecadamos mais de 1000 mechas de cabelo, tanto em Picos quanto em outras cidades do Piauí e outros estados, uma vez que nossos acadêmicos vêm do Ceará, Pernambuco; pessoas que conhecem o projeto enviam para a gente através dos correios, como uma doação que recebemos do Rio Grande do Sul em 2019”, relatou a nutricionista.
Além de Ana Rafaela, que já é nutricionista formada pela UFPI, o projeto conta com a participação de 14 acadêmicos da Universidade Federal em Picos dos cursos de enfermagem, nutrição, medicina e biologia.
O Fios da Alegria dá assim um suporte emocional imprescindível para as pessoas que estão tratamento oncológico, algo extremamente importante na recuperação das pessoas.