DestaquesEducaçãoSaúde

Professores e servidores técnicos da Faculdade R.Sá são vacinados contra a Covid-19

Arquivo dos entrevistados

Os professores e servidores técnicos da Faculdade R.Sá começaram a ser vacinados na manhã desta terça-feira (08) contra a Covid-19. O ponto de imunização para as categorias era o Centro Estadual de Educação Profissional Petrônio Portela (CEEP-PREMEM) e a Av. Beira Rio, conforme informado previamente pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos. A vacina disponível era a AstraZeneca. Inicialmente apenas os trabalhadores da educação básica seriam vacinados, mas na semana passada houve uma mudança.

Tanto o governador Wellington Dias (PT) quanto o secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, informou que o ensino superior também seria incluído. As doses dos imunizantes foram enviados para os municípios do Piauí na última sexta-feira (04). É aos Municípios a quem cabe a organização da vacinação. 

Os professores da educação básica já começaram a ser imunizados na semana anterior. O prazo entre a primeira e a segunda dose da AstraZeneca é de dois meses. O mesmo vale para a Pfizer.

Para a Profa. Ms. Lana Krisna, o sentimento é de gratidão.”O sentimento é de alegria por ter chegado a vez dos professores, de gratidão aos pesquisadores, ao SUS e a todos que defendem a ciência, mesmo diante dessa onda vergonhosa de negacionismo. E ao mesmo tempo de tristeza, por saber que inúmeras vidas poderiam ter sido salvas se a vacina já tivesse chegado para toda população”, comentou.

A Profa. Ângela Bezerra destaca o papel da ciência. “A vacina para mim representa antes de qualquer coisa uma esperança em meio ao caos.Estamos vivendo dias de negação, de incertezas, onde precisamos lutar pelo direito de viver,trabalhar, no impulso constante de ser cidadão em um momento onde políticas públicas estão sendo negadas.Mesmo estando nós em lugares, situações diferentes, em distintos patamares, a doença, a Covid – 19, nos lembra claramente que a saída ainda será a ciência, a busca incansável por políticas públicas consistentes como resposta para onde quer que estejamos.Eu continuo confiando e lutando pelo direito como forma de sobrevivência”, declarou.