DestaquesEsporte

Picos Pro Race 2021: histórias de superação pelo mountain bike

Emanoel Carlos de Oliveira Filho, Leonardo Portela Moita e Davi Lima dos Santos. Foto: Ivonete Reis

Por Ivonete Reis
Academica de Jornalismo Pela R.Sá

Participar da Picos Pro Race é buscar superação sobre os próprios limites. A cada edição, o evento reúne atletas e equipes de mountain bike de vários estados do Brasil. Em 2021, além dos desafios nas trilhas e subidas de tirar o fôlego, muitos atletas precisaram vencer a Covid-19 durante o período de treinamento.

A equipe “Colina Bike Team: adote um atleta”, possuía alguns desses ciclistas que vieram se superar no Picos Pro Race 2021, mas quem é o CBT?

A Colina Bike Team é um projeto que teve início em 2018, quando Adgilson Fontenele de Meneses, organizador da equipe, viu Emanuel pedalar. Mesmo sem ter paixão pelo esporte, Fontenelle notou que o ciclismo transforma a vida das pessoas, e isso o motivou a investir em Emanuel e com o tempo ajudar outros a se transformarem em atletas.

“Eu comecei com o atleta Emanuel Carlos a pedalar, eu não gostava de esporte algum, depois eu comecei a me apaixonar pelo esporte quando vi que ele muda a vida e o temperamento dos jovens e de cada pessoa, eu comecei a trabalhar ele, ajudar dando um suporte e nisso eu vi o desenvolvimento dele”, contou o organizador do projeto.

Depois disso o Fontenelle viu que podia transformar a vida de mais jovens através do esporte, começando assim a selecionar jovens em campeonatos e na cidade de Tianguá-CE. Hoje em dia Fontenelle, junto com patrocinadores, apadrinham dez atletas no total, dando todo suporte necessário para os garotos participarem de campeonatos em quase todos os estados do Brasil.

A “Colina Bike Team: adote um atleta” de Tianguá, é uma equipe de base profissional que qualifica jovens de 14 a 23 anos de forma voluntária. Este ano, o grupo cearense participou do PPR pela segunda vez, e trouxe três atletas. Dois competiram pela categoria Turismo e um pela Junior.

O atleta juvenil Emanuel Carlos, de 19 anos, que é o primeiro atleta adotado pela CBT, costuma competir pela categoria Sub-23, mas por ter contraído Covid-19 três meses antes do Picos Pro Race, ele participou do PPR na categoria Turismo, junto com o parceiro Davi Lima dos Santos.

Os jovens atletas vieram em busca do pódio, porém durante o primeiro dia de prova o Emanuel Carlos teve problemas técnicos com a bike e não conseguiu acompanhar o parceiro, mesmo assim para não prejudicar a equipe, o parceiro dele seguiu firme e conseguiu chegar em primeiro na categoria, conseguindo assim manter a meta de alcança o pódio.

O Emanuel Carlos nos contou que “a meta dele era rodar junto com o Davi Lima, para que os dois pudessem chegar ao pódio, só que por problemas mecânicos na bicicleta, ele não conseguiu fazer isso, pois fui de acordo com o que a bike me permitiu correr, toda vez que colocava força a corrente sai da roda”.

Os atletas contaram que a Picos Pro Race representa uma das maiores disputas para eles e que é um desafio para vencer a si mesmo.