DestaquesSaúde

Picos faz monitoramento de 17 pessoas após ter paciente suspeito da variante Delta

Foto: Ascom Fepiserh

A coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do município de Picos, órgão ligado a Secretaria Municipal de Saúde, realiza o monitoramento de 17 pessoas próximas ao idoso de 72 anos internado com suspeita de infecção pela variante Delta.

Segundo o coordenador Robsoncley Viana, no grupo está a esposa do paciente e a filha, além de vizinhos da família. Até o momento, todas as pessoas seguem sem sintomas e ninguém apresentou resultado positivo para a Covid-19.

“Estamos monitorando 17 pessoas. A esposa dele está assintomática, a filha também e os vizinhos. Ninguém testou positivo para Covid-19 e vamos realizar novos exames quando fechar 15 dias”, esclarece o coordenador.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a coordenadoria aguarda o comprovante da viagem realizada pelo homem para identificar a empresa que teria realizado o trajeto de São Paulo para Picos.

“Estamos esperando um retorno da família sobre a empresa do ônibus, do comprovante da viagem que consta essa empresa, para a gente mapear de onde são esses passageiros e mandar um alerta para esses municípios”, explica Robsoncley Viana.

O paciente de 72 anos, que também é portador de uma doença cardíaca crônica, não havia tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com Robsoncley Viana, a família estava imunizada, mas o homem não quis receber o imunizante.

“A família insistiu e ele não quis tomar a vacina, a esposa dele tomou a vacina, a filha tomou, mas ele não quis”, destaca o coordenador.

Em Picos, a coordenadoria de Vigilância Epidemiológica iniciou um monitoramento dos ônibus que chegam à cidade, da área onde o paciente mora e enviou um alerta para os outros municípios da região.

“Iniciamos um monitoramento dos ônibus que estão chegando aqui na cidade, estamos monitorando a área onde o paciente mora e enviamos um alerta para os municípios ao redor de Picos para fazer o monitoramento de ônibus que chegam nas cidades”, ressalta Robsoncley Viana.

Internado na UTI do Hospital Justino Luz em Picos, a Vigilância Epidemiológica informou também que o paciente segue estável e entubado.

Rebeca Lima
[email protected]