DestaquesPolítica

Legislativo comemora resultados do ‘Avança Alepi’ em 2025

Com menos de um ano de implantação, o programa Avança Alepi apresenta resultados concretos, como a ampliação da transparência e da presença institucional do Legislativo nas principais regiões do Piauí, fortalecimento da relação entre parlamentares e sociedade, aumento expressivo do número de capacitações e melhoria do fluxo administrativo interno.

Lançado oficialmente em março deste ano, na gestão do presidente Severo Eulálio (MDB), o Avança Alepi consiste em um programa de ações estratégicas para o biênio 2025/2026, voltadas à gestão interna, transparência, qualificação de servidores e aproximação entre o Legislativo e a população.

“Nos últimos meses, instalamos o Legislativo em oito municípios-polo, para captar in loco as demandas de cada uma dessas regiões, levando conhecimento e também um pouco da história da Casa, por meio da exposição fotográfica em comemoração aos 190 anos da Assembleia”, afirma o presidente Severo.

A descentralização das ações do Legislativo é um dos principais pilares do programa, a fim de permitir a ampliação do acesso da população às decisões políticas, para que os piauienses do interior do estado participem de forma mais ativa das discussões, reforçando o compromisso da atual gestão com a promoção da participação popular.

Interiorização e Capacitação

A Escola Professor Wilson Brandão assumiu papel central no eixo de formação. A instituição foi responsável por levar cursos voltados a servidores, gestores públicos e cidadãos para os municípios de Picos, Oeiras, Esperantina, São Raimundo Nonato, Parnaíba, Floriano, Pedro II e Bom Jesus, onde o Legislativo foi instalado oficialmente.

Foram abordados temas essenciais para a gestão pública, como planejamento, finanças e uso responsável de recursos. As capacitações versaram sobre prestação de contas, reforma tributária, leis orçamentárias, processo e técnica legislativa municipal, trâmite processual legislativo e inteligência artificial, oratória e comunicação e engajamento digital.

“Os cursos levados ao interior superaram todas as nossas expectativas, reunindo centenas de participantes e fortalecendo a qualificação de gestores públicos. Em Pedro II, por exemplo, tivemos quase 500 inscritos, o que é motivo de orgulho para nós”, destaca o diretor da Escola, Walber Coelho.

Digitalização e modernização administrativa

Uma das primeiras medidas implementadas no âmbito do Avança Alepi foi a integração das diretorias e a reestruturação de processos internos, com a adoção do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). A iniciativa visava acelerar o fluxo administrativo, reduzir o uso de papel e tornar as rotinas mais seguras e transparentes.

O arquivista Igor Lima, que integra a Comissão de Implantação do SEI, informa que o trabalho está na fase final. “Atualmente, o Arquivo Geral realiza a gestão dos documentos físicos da Assembleia. Com o SEI, essa rotina será transformada. Passaremos a atuar em um ambiente eletrônico, o que vai facilitar significativamente o trabalho dos servidores e gerar economia com custos de armazenamento”, explica.

Recentemente, foram reunidas as equipes de orçamento, contabilidade, recursos humanos e gestão financeira, que passaram a alinhar práticas e metas conjuntas dentro da política de modernização da Casa. “Estamos trabalhando por um Legislativo cada vez mais ágil, sustentável e eficiente”, conclui o presidente Severo.

Com informações da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí