DestaquesPolítica

Jair Bolsonaro exonera senador Ciro Nogueira do Ministério da Casa Civil

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), exonerou o senador piauiense Ciro Nogueira (PP) do cargo de ministro chefe da Casa Civil nesta sexta-feira (30). A medida foi publicada no Diário Oficial da União. Ciro Nogueira deixa o Governo Federal dois dias antes da posse do presidente eleito e diplomado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ciro, que agora volta ao Senado Federal, gravou um vídeo publicado nas suas contas oficiais agradecendo a oportunidade e o apoio ao longo do período em que esteve no cargo de ministro.

“Neste dia em que encerro minha missão na Casa Civil, quero agradecer, em primeiro lugar, ao presidente Bolsonaro por confiar em um piauiense à frente desse ministério tão importante para contribuir com nosso Brasil. Tenho certeza de que a história vai saber reconhecer o grande trabalho do nosso capitão”, declarou.

O ex-ministro disse ter orgulho do trabalho desempenhado no Ministério da Casa Civil e afirmou ter se dedicado ao máximo. “Procurei fazer o melhor para o nosso país e a nossa gente”, comentou.

Nomeação

Ciro Nogueira foi nomeado ministro chefe da Casa Civil no dia 28 de julho de 2021, no contexto de uma minirreforma ministerial. Antes disso, o piauiense já estava alinhado com o Governo Bolsonaro e foi voz ativa na defesa dos interesses do presidente.

Nas eleições deste ano, contudo, Ciro Nogueira não obteve um bom resultado, uma vez que os seus principais candidatos foram derrotados nas urnas. Ele acreditava que o presidente seria reeleito, fato que não se confirmou.

O senador declarou que fará oposição ao Governo Lula.