DestaquesEducação

Estagiários e bolsistas do PIBID da UESPI, UFPU e IFPI requerem direito a vacinação contra Covid

Natália Arrais, Isabel Silva e Wellington Dantas

Os estudantes universitários da área de licenciatura, PIBIDianos e residentes da UESPI, UFPI e IFPI de Picos estão lutando pelo direito de ser vacinados contra a Covid-19. Segundo a representante do coletivo de “Universitários Unidos por Vacina Já”, acadêmica da História da UFPI Natália Arrais, a necessidade existe porque esse grupo específico de estudantes desenvolve atividades práticas nas escolas, mas para o trabalho continuar eles precisam ser imunizados.

O coletivo divulgou uma Carta Aberta em que pede que as autoridades estendam o direito à vacina a eles, uma vez que os professores já foram imunizados com a primeira dose. Tanto os estagiários como PIBIDianos desenvolvem projetos de intervenção junto as escolas.

Consta no documento:

“É necessário um olhar mais profundo, amplo, didático e estratégico por parte das autoridades competentes em relação aos estudantes que desenvolvem: pesquisas de campo, estágios curriculares obrigatórios, possuem projetos em comunidades originárias e periféricas, desenvolvem atividades de extensão universitária, desenvolvem projetos de ensino e preparação para o ingresso no ensino superior, como é o caso dos professores do Cursinho Popular Paulo Freire”.

Natália informou que se articulou junto aos estudantes das demais universidades públicas de Picos, realizando um abaixo-assinado e um redigindo um requerimento. A Carta Aberta foi entregue ao vereador Wellington Dantas (PT), que será apresentada juntamente com o requerimento na Câmara Municipal na sessão a ser realizada na tarde desta quinta-feira (08).

Inicialmente alguns PIBIDianos foram vacinados, mas esse processo se encerrou porque a Secretaria de Saúde de Picos alegou que não havia imunizantes para todos.

O que é PIBID?

O PIBID é o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, financiado pelo Ministério da Educação (MEC), através do qual os estudantes universitários desenvolvem projetos de intervenção nas escolas auxiliando os professores.