DestaquesSaúde

Especialista alerta para os cuidados com a alimentação em tempos de pandemia

UTI Covid do HRJL. Foto: Ascom

Que a alimentação saudável é uma ótima aliada na prevenção de doenças, não há dúvidas, ainda mais em tempos de pandemia da COVID-19, em que os cuidados com uma dieta balanceada têm sido redobrados para o aumento da imunidade.

Durante o período de isolamento social, muitas famílias têm optado pela elaboração de suas próprias refeições, uma opção mais econômica e saudável. Mas em contrapartida, tem havido uma maior frequência das refeições diárias, além de um crescimento no consumo de massas e açúcares.

 Para a nutricionista clínica e esportiva, Dayane Borges, é necessário um consumo moderado desses tipos de alimentos e a inserção de uma dieta mais natural no dia a dia. “É necessário que as pessoas tentem tirar os fast foods ou pelo menos reduzir, porque o consumo aumentou demais; tentar se alimentar com frutas, sucos e vegetais de maneira geral, é importante”.

 Dayane Borges afirma que o ideal é que as pessoas busquem ajuda profissional, para manter uma alimentação adequada, mas que diante das restrições sanitárias e até mesmo a quantidade reduzida de nutricionistas atuando durante a quarentena, é importante que haja uma regularidade no consumo dos alimentos naturais, de preferência associada a alguma atividade física até mesmo em casa, “porque é um conjunto tanto para evitar o ganho de peso acelerado, quanto para manter o reforço da imunidade”.

Com a reabertura das academias nesta segunda-feira (22), seguindo o plano de retomada gradual das atividades econômicas em Picos, a nutricionista chama atenção para aquelas pessoas que pretendem voltar à prática dos exercícios físicos, para que não iniciem de imediato uma dieta restritiva, “porque quando você faz algo muito restritivo, sua imunidade tende a baixar, o que não é seguro neste momento”. E que um planejamento alimentar mais elaborado, deve ser algo para o futuro. “Com o passar dos dias e dos meses, se realmente der certo a abertura [das academias], se der certo continuar, aí já dá para usar estratégias específicas para perca ou para ganho de peso”.

 A profissional reitera que independentemente da quantidade, já causa uma diferença na saúde individual, a inserção de itens naturais no cardápio diário, como frutas em geral, legumes, verduras, além da ingestão de líquidos, como sucos, água e chás.

Pablo Santos

Fonte: Ascom