CulturaDestaques

Dionésia Barros: a poesia como forma de expressar a vida

Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá

A poesia é uma forma de expressar emoções e sentimentos. Nessa matéria o Boletim do Sertão entrevistou a poeta e escritora Dionésia Barros, de Santa Cruz do Piauí. A poeta já escreveu três livros: “Poema e poesia concreta”, “Contando experiências” e “Palavra é arte”. Ela aborda um pouco da sua história como poetisa.

Dionésia escreveu seu primeiro poema quando estava na universidade cursando Letras/Português. O professor pediu que os alunos escrevessem sobre sua vida em qualquer gênero textual, e foi aí que Dionesia descobriu sua paixão pela poesia.

Primeiro poema:

Na minha infância
Vivi como aprendiz
Assim como toda criança
Aprontei muito, mas fui feliz
Feliz como criança pobre
Porém, com o coração nobre

Dionésia diz que admira alguns poetas como Carlos Drummond de Andrade, Ariano Suassuna, Patativa do Assaré, entre outros. Em seus poemas ela fala das suas vivências do dia a dia e temas que causam reflexão.

“Geralmente, falo de coisas do dia a dia, temas que clamam por reflexão como: a vida do idoso, educação, estudo, motivação para a vida, porém minha maior inspiração vem través do espírito santo, porque, às vezes, não sei o que escrever e Jesus acende minha luz com muitas palavras”, pontua.

Segundo a autora a decisão de publicar seu primeiro livro foi por conta da quantidade de poemas que já tinha escrito, e assim poderia levar seu livro para bibliotecas e escolas. A autora ainda pretende alcançar na sua carreira como poeta reconhecimento.

“Escrever vários livros, já escrevi três, e estou com o quarto livro pronto, como também, ser reconhecida como poeta por meio da Academia de Letras. Pretendo, também, que meus poemas façam a diferença na vida das pessoas”, afirma Dionésia.

O último livro lançado pela poeta está à venda nas lojas Americanas, Amazon, Shoptime e Submarino, no valo de 20,00 reais. Para adquirir outros exemplarem, por meio do  instagram @dionesiabarros_of.

Alguns poemas da autora:

A vida é um mistério
A ser desvendado cada dia
Você precisa levar as coisas a sério
Para viver cada momento de alegria
“Viver é aproveitar o momento”
E o que deve ser feito constantemente
Deixar de lado certas preocupações
Camuflando este mundo de informações

Sou do tempo em que admirar o romantismo
Fazia bem ao coração
Gosto de receber flores
De sair nas ruas pego nas mãos
Sou do tempo em que as letras de música
Endeusava as mulheres
Sou do tempo que sonhar
Era apenas ser feliz