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Advogado alerta consumidores sobre golpes na Black Friday

Advogado José Neto. Foto: arquivo do entrevistado

Por Maria Gizelly
Estagiária/ R.Sá

O final de novembro é uma das épocas do ano mais aguardadas pelos consumidores, devido às promoções que chamam atenção, como a famosa Black Friday. Nessa sexta-feira, 26 de novembro iniciam-se as promoções da Black Friday, período em que as empresas se preparam para oferecer o maior desconto do mercado. No entanto, essa época também é conhecida pelos golpes contra os consumidores. Por tanto, é preciso tomar os cuidados necessários para não ser surpreendido pelas falsas promoções.

Em período de Black Friday os golpes mais comuns são praticados por alguns lojistas desleais com os seus consumidores. São aqueles que aumentam os preços na véspera do evento para anunciar descontos mais vantajosos do que realmente são. Na véspera ou dia antes eles aumentam o valor original do produto e depois anunciam com o desconto, porém, como houve um aumento no valor do produto, o desconto foi menor do que o anunciado.

Segundo o advogado José Neto, muitos sites oferecem desconto para pagamentos por boleto, via transferência bancária ou Pix. No entanto, esses métodos são os mais difíceis para recuperar os valores pagos, caso haja necessidade. Por isso, prefira sempre usar o cartão de crédito, pois as transações podem ser canceladas facilmente com uma ligação para a operadora.

Outra opção segura é o cartão de crédito virtual, pois, caso seja necessário cancelar o cartão por conta de uma fraude, o consumidor pode continuar utilizando o cartão de crédito normal sem maior dor de cabeça.

“O consumidor deve guardar todas as informações relativas à compra, desde o anúncio do desconto, até a nota fiscal e a confirmação de compra devem ser salvos no computador ou celular. Muitas vezes, o preço apresentado na tela final de compra é diferente do valor anunciado. Um simples print screen pode servir como prova. Caso haja problemas com a compra ou o consumidor caia em algum golpe é importante uma reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor, além de registrar o Boletim de Ocorrência”, afirma José Neto.

É importante que o consumidor faça um planejamento e pesquisa antes das compras, pois o planejamento é importante para o “barato não sair caro”. É necessário pesquisar em diversos sites, comparar os preços e a reputação do vendedor antes de fazer as compras.