DestaquesGERAL

Abrigo dos idosos de Picos redobra cuidados durante o período de pandemia

Abrigo dos idosos. Foto: cidadesdanet/Jaqueline Fiqueiredo

Dalila Pereira/Estagiária

A Covid-19 comprometeu a saúde da população, principalmente dos idosos que fazem parte do grupo de risco. O que leva as pessoas da terceira idade a serem o alvo mais vulnerável para o coronavírus é a baixa imunidade do metabolismo, comum quando o corpo está em processo de envelhecimento, chamado de imunossenescência.

O que torna também esse grupo mais acessível ao vírus é quando o idoso já tem outros problemas de saúde como diabetes, doenças respiratórias e cardiovasculares. No Abrigo Joaquim Monteiro de Carvalho de Picos, o cuidado com os moradores ficou ainda mais reforçado durante o surto do coronavírus. A secretária do abrigo, Maria Iranilda Rodrigues Leal Ramos, em entrevista ao Boletim do Sertão, conta como estão acontecendo os cuidados com os idosos.

“Os cuidados estão sendo redobrados devido o momento em que estamos vivendo. Quando os funcionários chegam, eles entram por uma porta lateral, tomam banho, trocam de roupas, fazem toda a higienização necessária, estão trabalhando agora com os equipamentos de proteção individual para então iniciar o dia de serviço porque sabemos que eles vêm de casa e no trajeto é importante que ao chegar no abrigo se tenha essas medidas”, diz a secretária.

Maria Iranilda conta o que foi preciso mudar na rotina dos idosos durante esse período, pois os mesmos tinham atividades regulares como visitas e celebrações religiosas, que precisaram ser canceladas na tentativa de manter a saúde desse grupo considerado o principal alvo da Covid-19.

“Desde o dia 17 de março, as visitas foram canceladas por tempo indeterminado, tomamos essa decisão para evitar o contágio por se tratar de pessoas vulneráveis. Eles sentem falta das visitas dos familiares, mas nós explicamos o que está acontecendo e eles compreenderam o cancelamento. Também foram canceladas as celebrações de missas que tínhamos três vezes no mês, então mudou a rotina dentro do abrigo, tudo para o bem dos nossos idosos”, explica Maria Iranilda.

Presidente do Abrigo, Gabriel Albano, e a secretária Maria Iranilda

A secretária do abrigo diz ainda que as doações estão sendo recebidas por uma pessoa responsável, mas que não está sendo permitida a entrada do doador para evitar o contato direto dentro do abrigo. Para quem deseja realizar doações financeiras, a secretária disponibilizou a conta corrente do Banco do Brasil que está no nome da Associação Beneficente João XXIII, número: Agência- 0254- 2, Conta- 2011- 7.