CidadaniaDestaques

Voluntária da Cáritas de Picos relata acompanhamento das pessoas em situação de rua durante pandemia

Doação de máscaras pela Cáritas - Foto: Cáritas

A voluntária da Cáritas Diocesa de Picos, Josina Ramos, relatou, em entrevista ao Boletim do Sertão, como tem se dado o acompanhamento das pessoas em situação de rua durante a pandemia do coronavírus. Ela informou que nenhuma das pessoas que moram nas vias públicas da cidade contraiu a Covid-19 até o momento, mas garantir que estejam protegidas da Covid-19 tem sido uma tarefa extremamente complicada.

Ainda no início da pandemia, a Cáritas firmou uma parceria com a Prefeitura de Picos através do qual esta se comprometeria a doar uma refeição e uma fruta por dia para as pessoas em situação de rua. Felizmente o trabalho continua. A voluntária também informou que artesãs tem doado máscaras de proteção facial para quem vive nas ruas, mas a utilização delas é que tem sido um problema.

“Porque doamos a máscara, mas no dia seguinte, eles não têm mais a máscara, e temos usado essa que é feita de tecido; eles não lavam e as máscaras se extraviam”, comentou.

Josina informou que há duas pessoas em situação de rua com a saúde em estado crítico, não por causa do coronavírus, mas devido a outros problemas que afetam o organismo. Eles vivem na Praça Dr. Antenor Neiva, do Hospital Regional Justino Luz de Picos (HRJL), e na Praça Valquíria Monteiro Neiva Eulálio, do bairro Junco.

Um deles já foi internado duas vezes, devido a fragilidade da sua saúde, mas após receber alta, retornou para a praça e continua repetindo os erros que o fazem adoecer. Em outro caso Josina chegou a acionar o SAMU para que levasse o morador até o hospital.

Existem pelo menos 20 pessoas em situação de rua cadastradas pela Cáritas de Picos. A maioria vive na Praça Valquíria Monteiro Neiva Eulálio, do bairro Junco, e na Praça Antenor Neiva, em frente ao Hospital Regional Justino Luz.