DestaquesPolícia

Silvinei Vasques, ex-diretor da PRF, é preso no Paraguai após romper tornozeleira eletrônica

O ex-diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Silvinei Vasques, foi preso na tarde desta sexta-feira (26) no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, em Luque, na região metropolitana de Assunção, no Paraguai. De acordo com informações das autoridades, Vasques tentava embarcar em um voo com destino a El Salvador, na América Central.

A prisão ocorreu após Silvinei romper a tornozeleira eletrônica que utilizava como medida cautelar em Santa Catarina. Assim que a violação do equipamento foi detectada pelo sistema de monitoramento, alertas foram emitidos e a equipe de inteligência brasileira no país vizinho foi prontamente acionada para interceptá-lo.

Tentativa de fuga e destino final

Fontes próximas ao ex-diretor-geral informaram que a viagem a El Salvador seria uma escala técnica. O objetivo final de Vasques seria chegar aos Estados Unidos, sob a justificativa de que, em solo americano, seus direitos “seriam melhor exercidos”.

Silvinei Vasques estava sob monitoramento e restrições judiciais devido a investigações em curso no Brasil. Com a captura em solo paraguaio, os trâmites para sua extradição e retorno ao sistema penitenciário brasileiro devem ser iniciados imediatamente.