DestaquesEconomia

Setor informal registra maior queda de ocupação no Piauí

O trabalho informal no Piauí, no segundo trimestre deste ano, registrou queda em todas as categorias de ocupação. São considerados como trabalhadores informais: as pessoas ocupadas no setor privado da economia que não possuem registro formal de carteira assinada e aquelas que atuam como empregadores ou por conta própria não possuindo registro junto ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

No setor privado da economia, em relação ao primeiro trimestre do ano, houve uma redução de cerca de 18,2% no quantitativo de pessoas ocupadas sem carteira assinada, o equivalente a um decréscimo de 34 mil postos de trabalho. Por sua vez, o trabalho com carteira assinada apresentou uma queda bem inferior, de 2,8%.

O segmento das pessoas que atuam como empregadores informais, sem registro no CNPJ, apresentou uma queda em relação ao primeiro trimestre de cerca de 42%, com o abandono da ocupação por aproximadamente 8 mil empreendedores. O segmento dos empregadores formais, com registro no CNPJ, ficou estável nesse período.

No tocante ao trabalho por conta própria, o Piauí destacou-se com o segundo maior percentual de queda no Brasil: 22,1%. Cerca de 88 mil pessoas por conta própria perderam sua ocupação no segundo trimestre do ano, sendo cerca de 20 mil dentre os que atuam com registro no CNPJ (queda de 36,2%) e 68 mil dentre aqueles sem registro (queda de 19,8%).

Fonte: 180graus.com