DestaquesEducação

Serviço de Psicologia do IFPI de Picos: facilitador do ensino-aprendizagem

IFPI - Campus de Picos. Foto: Jailson Dias

Na atualidade, ante as dificuldades e pressões da vida, o trabalho dos psicólogos se mostra cada vez mais imprescindível. Esses profissionais são preparados para atender não apenas os adultos, mas também os jovens que necessitam de um aconselhamento mais profundo. Com o intuito de atender estudantes, técnicos e professores, o IFPI – Campus de Picos dispõe do serviço de psicologia. Nós conversamos com a psicóloga Caroline da Silva Torres, que falou um pouco sobre o seu trabalho e o atendimento a comunidade acadêmica.

“Desenvolvemos ações, atividades, propostas de trabalho para melhorar todo o processo de ensino-aprendizagem, isso abarca tanto professores, alunos, pais; todos esses atores que fazem parte desse processo educacional, então a psicologia atua como um promotor, como um facilitador desse processo”, explicou Caroline Torres.

Segundo a psicóloga, o serviço é muito procurado pelos alunos que sentem a necessidade de ser ouvidos e acolhidos, buscando alternativas para as dificuldades enfrentadas.

Caroline Torres destaca que o trabalho do psicólogo é fundamental para a escola, porque existem questões emocionais que podem interferir no ensino-aprendizagem. “Pode melhorar, favorecer, melhorar a qualidade de vida de alunos, professores e técnicos”, explicou.

O trabalho tem sido intenso na volta às atividades presenciais, após dois anos de aulas remotas. A psicóloga Caroline Torres informou que transtornos psicológicos como ansiedade e depressão têm sido notados na comunidade escolar, fato verificado na sociedade como um todo. “Estamos ajudando os alunos, fazendo os encaminhamentos necessários, acompanhamentos necessários, para que os alunos consigam retomar as suas atividades sociais e educacionais”, relatou.

As recomendações para a comunidade acadêmica quando da procura ao serviço de psicologia, varia para cada pessoa. Caroline Torres afirma que é necessário que a pessoa faça uma reflexão sobre o momento, sobre os problemas vivenciados e as reações ante os desafios oferecidos pela vida. “A partir daí tentaremos começar a tentar entender o que precisa ser mudado; o que é preciso representar, resinificar, modificar, para a partir daí construir estratégias para isso”, relatou.

Como explicado pela psicóloga, o acompanhamento oferecido a alunos, professores e técnicos é fundamental. Muitos estudantes do IFPI tem se destacado, ingressando no mercado de trabalho e atingindo níveis mais elevados do ensino. Para saber lidar com os constantes desafios, nada como uma instrução que trabalhe o emocional de cada aluno e profissional.