DestaquesVida Saudável

Psicóloca explica o que é o mindfulness e como essa técnica pode nos ajudar na atualidade

Psicóloga Flávia Marcelly. Foto: arquivo da entrevistada

Por Wanantha Borges/ Estagiária

O conceito de mindfulness, em seu sentido literal, significa atenção plena, ou o processo de focalizar a atenção, aumentando a sensibilidade para o que está acontecendo no momento, sem juízo de valor, em pararelo ao estar no “piloto automático”. De acordo com a psicóloga e professora doutoranda da Faculdade R.Sá, Flávia Marcelly, o estado de mindfulness gera uma capacidade de atenção plena no aqui e agora que nos permite não interpretar e sim acolher o acontecimento do momento. Não se afirma que o mindfulness seja o contrário de julgar ou avaliar, mas sim um estado que permite uma mente mais consciente e plena, algo tão importante na situação pela qual estamos passando.

Concentrar-se na atuação dessa técnica pode gerar benefícios a saúde em vários aspectos. Podem ser citados como exemplo: autocontrole, diminuição do estresse, ansiedade e a capacidade de ser mais criativo.

“Envolve uma atenção interior, como se pudéssemos ver em uma tela do nosso conteúdo mental. Nos propicia um estado em que somos testemunhas de nossos pensamentos e emoções. Por exemplo, num ambiente em que há uma experiência de medo, raiva ou tristeza, mindfulness acontece quando temos a consciência ampla das nossas próprias reações internas, sejam que haja uma reação exagerada. Ou seja, tenho consciência real do que está ocorrendo comigo, e com isso, de maneira quase que a prática mindfulness traz comigo”, explica Flávia.

A psicóloga Flávia enfatiza que a atenção na respiração é uma grande aliada para as pessoas se sentirem mais relaxadas.

“Os primeiros momentos do dia, logo ao despertar, são determinantes, quando os hormônios engatilhadores do estresse podem ser disparados e ter uma incidência grande, tanto na forma como nos sentimos como na nossa performance diária. Durante dois minutos preste atenção plena em sua respiração: inale, exale vagarosamente e simplesmente perceba e o movimento. Se pensamentos vierem a sua mente, simplesmente os afaste com amorosidade e continue prestando atenção na respiração”, comenta Flávia.