DestaquesPolícia

PRF apreende 32 m³ de madeira com documentação irregular em Picos (PI)

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu, no último sábado (16), uma carga de 32 m³ de madeira serrada que estava sendo transportada com documentação inválida. A abordagem ocorreu na BR-316, durante uma fiscalização de rotina.

Os agentes pararam um caminhão carregado com a madeira e, ao verificar a documentação, notaram irregularidades. Uma análise técnica das amostras da carga revelou que as espécies de madeira transportadas não correspondiam às declaradas nos documentos, como a Guia Florestal.

De acordo com a legislação ambiental, essa divergência invalida a documentação e configura crime ambiental. Por essa razão, o veículo e toda a carga foram apreendidos.

O motorista assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e responderá pelo crime. A madeira e o caminhão ficarão sob custódia da PRF em Picos, à disposição dos órgãos ambientais, que tomarão as devidas providências administrativas.


A PRF alerta que o transporte de produtos florestais nativos deve sempre ser acompanhado de documentação válida e que corresponda fielmente ao material transportado. O descumprimento da lei pode resultar em apreensão da carga, multas e processo criminal.