DestaquesEconomiaPolítica

Prefeito Pe. Walmir Lima prorroga fechamento do comércio até 10 de maio

Jailson Dias

O prefeito de Picos Pe. Walmir Lima (PT), em entrevista ao Boletim do Sertão, na manhã desta quinta-feira (30), informou que decidiu prorrogar o fechamento do comércio da cidade até o dia 10 de maio. O decreto N° 59/2020 foi emitido hoje e já está em vigor. “É uma decisão difícil de ser tomada, nós tivemos uma reunião para discutir isso, para ver qual a medida mais acertada, até rezamos”, comentou.

O Pe. Walmir Lima disse que o fechamento do comércio também representa um prejuízo para o Município uma vez que há redução na arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). “Mas, olhando como um todo, vendo a necessidade não só dos próprios empresários, mas da população como um todo, dos funcionários, servidores, dos empregados das empresas, e do aumento do número de casos (coronavírus), decidimos prorrogar”, explicou.

Comércio permanece fechado

Ficam fora da medida as empresas já especificadas nos decretos anteriores: supermercados, mercados, farmácias, padarias, açougues. Já os veículos de transporte de passageiros intermunicipais ficam impedidos de circular na cidade até o dia 15 de maio.

O prefeito falou ainda que as aulas da rede municipal de ensino, por sua vez, só devem ser retomadas a partir de 31 de maio, data válida para festas e eventos na cidade.

O Pe. Walmir não descartou novos adiamentos em caso de aumento do número de infectados pelo coronavírus na cidade, que atualmente está em 24 com um óbito. “Se vermos a necessidade de medias mais severas, mais duras, nós vamos prorrogar e tomar novas decisões”, comentou.

Confira o novo decreto na íntegra

Ele disse ainda que recebeu os dois ofícios da Associação Comercial e Industrial da Macrorregião de Picos (ACINPI) e afirmou que respondeu que analisaria a possibilidade de apresentar o plano de retomada das atividades econômicas até hoje, 30 de abril. Este já teria sido esboçado, mas terá de esperar. “Hoje estamos vendo pessoas que lutavam para reabrir, mas hoje pedem para manter o fechamento”, comentou.