DestaquesPolíticaSaúde

Prefeito de Picos defende manutenção do isolamento social no município

Jailson Dias

Em entrevista ao Boletim do Sertão na manhã desta segunda-feira (13), pouco antes presidir uma reunião do Comitê de Fiscalização, o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), defendeu o isolamento social como forma e evitar a propagação do coronavírus. Apesar do índice de isolamento entre os picoenses ter chegado a 61,70%, ele entende que essa questão precisa ser melhor trabalhada mesmo que o município não tenha verificado casos oficiais de coronavírus até o momento.

“As consequências do não isolamento são piores do que qualquer consequência econômica, do comércio; já está comprovada que a melhor medida é o isolamento, pois os países que o adotaram tiveram êxito e aqueles que tardaram estão sofrendo as consequências”, comentou.

Ele citou declarações recentes do governador Wellington Dias e do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), quando os dois afirmaram que os casos de Covid-19 são mais numerosos do que vem apontando as organizações sanitárias. “E eu creio que se não trabalharmos o isolamento, esses casos podem se espalhar pelo estado, podem chegar até aqui e perdermos o controle”, afirmou.

O prefeito disse que o município deverá intensificar o controle nas entradas da cidade com barreiras sanitárias, assunto a ser debatido na reunião do Comitê de Fiscalização. Ele também demonstrou preocupação quanto as filas nos bancos e casas lotéricas.

“Estamos perdendo o controle nisso, pois, por mais que se fale no isolamento, não só em Picos, mas a maior dificuldade é manter o isolamento com relação aos bancos e casas lotéricas; sobretudo agora com os benefícios do governo, mas como fazer essa entrega dos benefícios sem tanta aglomeração? É uma discussão a ser tomada”, frisou.

Hoje a prefeitura se vê no meio de dois grupos: um que deseja a manutenção do comércio fechado para evitar o surgimento de casos e outros que entendem que o comércio deve abrir justamente porque não há casos oficiais.