DestaquesPolícia

Polícia Civil do Piauí desencadeia operação de combate ao crime organizado em Picos

Delegado Escobar

A Polícia Civil do Piauí, através da Delegacia Especializada no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico (DFHT), desencadeou nesta terça-feira (09) a “Operação Êxodo Seguro”, na qual foram cumpridos 27 mandatos de busca e apreensão e 13 mandados de prisão em Picos e outros municípios. O delegado Escobar informou que a operação foi levantada pela DFHT e pelo “Núcleo de Inteligência de Picos”, contando com o apoio da Polícia Civil do Ceará e a polícia do Pernambuco.

Dos 13 mandados, o delegado informou que 10 alvos foram presos e três estão foragidos. Foram empregados um total de 100 policiais do Piauí e dos Estados do Ceará e Pernambuco. O objetivo da operação foi desmantelar os crimes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. “E que eles parem de atuar na região”, destacou.

O delegado Escobar informou o chefe da organização criminosa (que foi preso) fazia a distribuição de drogas para outras cidades. Sobre a lavagem de dinheiro, ele explicou que havia uma grande movimentação financeira entre os envolvidos. “Conseguimos obter comprovantes e transferências”, relatou.

Durante a operação foram apreendidas ainda armas de fogo, munições, entorpecentes e celulares. “Essa organização especificamente nós conseguimos desmantelar quase na totalidade, mas é importante frisar que a nossa operação proporcionará um efeito cascata, em que outras organizações poderão ser investigadas e os envolvidos presos”, destacou.

Delegada Francineide

A delegada Francineide frisou que o serviço de inteligência da Polícia Civil do Piauí foi fundamental para que a operação fosse um sucesso. Dentre os 13 mandados de prisão, um dos suspeitos foi detido em Araripina – PE e outro em Juazeiro do Norte – CE.

“Todos envolvidos no mesmo esquema de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, porque se trata de uma organização criminosa e hoje iniciamos essa etapa da operação e estamos fortes e firmes para combater as organizações criminosas na região”, relatou.