DestaquesSaúde

Picos sedia 3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí

O município de Picos foi sede para a 3ª Conferência de Saúde Mental do Piauí, que aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no auditório da Universidade Federal do Piauí. A conferência teve apoio da Prefeitura Municipal de Picos e da Secretaria de Saúde.

Com o intuito de discutir sobre os serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde e de desenvolver políticas públicas em prol da saúde mental nos municípios, a 3ª Conferência tem como lema “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”.

O Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Picos, Júlio Araújo, explicou que a conferência era mais uma etapa e que serão realizadas cinco etapas macrorregionais. “Hoje é uma etapa seguinte às etapas municipais que foram realizadas no último 31 de março, e serão cinco etapas macrorregionais. Nós começamos a realizar nosso plenário nos municípios, aqui na macrorregião de Picos que compreende o território do Vale do Guaribas e Vale do Sambito, que contam com 70 municípios. Com isso, a gente conseguiu que 64 municípios fizessem suas conferências e elaborassem suas propostas, como também elegessem delegados para virem até aqui hoje para estarmos discutindo sobre a política em saúde mental”, explicou o Presidente do Conselho Municipal de Saúde.

A Coordenadora de Saúde Mental de Picos, Wiúka Marques, destacou a importância da conferência para a população. “A ideia é levar saúde mental não só para os dispositivos competentes a isso que são os CAPS, mas também a todos os dispositivos que possam oferecer ajuda para estarmos conciliando os trabalhos, então, é importante que sejam desenvolvidas políticas públicas para inserir a saúde mental em todos os ambientes que tratam de saúde. ”, destacou a coordenadora.

Também presente à conferência, a coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, falou acerca dos benefícios da conferência. “A 3ª Conferência de Saúde Mental vem trazendo vários benefícios e um deles é procurar propostas de cuidado da melhor forma com o usuário. Por isso, buscamos essas propostas de cuidados e também traçar essas políticas públicas em benefício ao usuário”, pontuou a coordenadora do CAPS II.

CCOM/PMP
Por: Jackelany Vasconcelos