DestaquesGERAL

Número de animais abandonados em Picos aumenta durante a pandemia do coronavírus

Imagem ilustrativa. Foto: catracalivre

O número de animais abandonados aumentou durante a pandemia do coronavírus. A informação é da diretoria da ONG dos Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), cujos integrantes têm sido constantemente chamados para regatar entre três e quatro animais por dia. Muitas vezes os cães e gatos sofreram um acidente ou foram vítimas de maus tratos.

Embora o ritmo dos resgates seja alto, a adoção dos animais não acontece na mesma velocidade. As fotos são postadas nas redes sociais para tentar facilitar esse processo, mas ainda assim é difícil. Apenas dois cães foram adotados até o momento, enquanto todos os demais estão em lares temporárias.

Para tornar a situação mais próxima dos internautas, os membros da APAPI dão nomes aos animais. Segue uma lista dos que foram resgatados durante o período da pandemia: Atena, Gabriel, Linda, Lyon, Estrela, Flôr, DiCaprio, Duda, Valentina, Cacau, Pérola, Xena, Donatello, Negona (7 filhotes), Mel, Dino, Pietro, Hércules, Dora, Pretinha, Samu, Malena, Maitê, Bionce, Kika, Lilica e Sorriso. Todos cães adultos.

O último nome mencionado acima, que se trata de uma cadela (Sorriso), foi resgatado no começo da semana no bairro Ipueiras. Os moradores chamaram a APAPI que pediu apoio da Polícia Militar, pois o animal tinha sido vítima de disparos de uma arma de chumbinho. A ONG se deslocou até a delegacia para registrar uma queixa, mas foi orientada a fazer esse procedimento de forma virtual.