DestaquesEconomiaSaúde

Máscaras caseiras se tornam melhor opção contra o coronavírus

Divulgação

Com a recomendação do Ministério da Saúde de que a população use máscaras caseiras e deixe as descartáveis para os profissionais de saúde, os moradores de Picos e região tem feito uso desse material reutilizável como prevenção contra o coronavírus. A visão tem sido muito comum pelo centro da cidade e pessoas que trabalham com costura tem recebido encomendas constantes, é o caso da artesã Lucilândia Luiza.

Ela é dona de um ateliê localizado no bairro Junco. No momento o estabelecimento se encontra fechado em decorrência das medidas de isolamento social, mas ela continua produzindo as máscaras, ao preço de R$ 5,00 a unidade, que podem ser encomendadas através do telefone: (89) 89 – 9 8803 3208.

Lucilândia Luiza produz as máscaras em um breve período de tempo, dependendo também da quantidade encomendada. Elas são produzidas à base de um tecido denominado tricolina, 100% algodão. Podem ser usadas por até quatro horas, após esse período, devem ser lavadas e passadas, podendo ser reutilizadas em seguida.

As máscaras cobrem o queixo, a boca e o nariz, protegendo o usuário e as pessoas ao redor. Elas possuem elásticos que as prendem através das orelhas. Lembrando que para colocá-las e tirá-las, deve-se pegar sempre nos elásticos, jamais na máscara. Pegar no pano é desaconselhável, pois assim você estaria contaminando o material.