CulturaDestaques

Lourenço Campos, um dos pioneiros da poesia picoense, completaria 108 anos nesta quinta-feira (05)

Lourenço Campos. Arquivo da família

Que devemos conhecer mais sobre o passado do Piauí e de Picos, não é novidade. Felizmente já há iniciativas importantes nesse segmento. Da mesma forma, há inúmeros nomes da cultura local que precisam ser lembrados. Dentre esses citamos em especial Lourenço Augusto Pereira Campos, que nesta quinta-feira, 05 de agosto, completaria 108 anos. Ele é considerado um dos pioneiros da poesia picoense, ao lado de outros nomes como Alberto de Deus Nunes e Mário Martins.

A presidente da Academia de Letras da Região de Picos (ALERP), professora e escritora Deolinda Marques, descreve quem foi o poeta. “Ativista cultural, Lourenço Campos – beletrista picoense – teve participação ativa em diversos setores da sociedade de sua época, tanto no comércio (livraria-papelaria) como nas artes (teatro, como ator e diretor), na religião e na literatura, como escritor e poeta”, relata.

Lourenço Campos é patrono da cadeira de nº 27 da Academia de Letras da Região de Picos, que é ocupada desde 2008 pela professora Deolinda Marques.

A família de Lourenço Campos reuniu os escritos do poeta e laçou há alguns anos um livro póstumo com a sua obra. Nas palavras do professor e escritor, Vilebaldo Rocha, Picos merece conhecer mais sobre o trabalho desse e de outros poetas que contribuíram com a cultural local e regional.