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INSS e Correios iniciam pagamentos de ressarcimento a beneficiários por descontos indevidos

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.comFoto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

A partir de quinta-feira, 24 de julho de 2025, começaram a ser feitos os primeiros pagamentos de ressarcimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram descontos indevidos nos benefícios. A ação faz parte de uma parceria do INSS com os Correios, que oferece canais de atendimento presenciais e digitais para consulta, contestação e devolução de cobranças.

No Piauí, já foram registrados mais de 85 mil atendimentos em 180 agências dos Correios espalhadas pelo estado. O serviço local conta com guichês exclusivos e senhas específicas para aposentados e pensionistas, além de seis unidades em Teresina preparadas para atender a todas as zonas da capital. Para ser atendido, o beneficiário deve apresentar documento oficial com foto; procuradores ou representantes legais também podem realizar o procedimento, mediante comprovação de procuração.

Em âmbito nacional, mais de 2,5 milhões de pessoas procuraram as mais de 5 mil unidades dos Correios desde o lançamento da iniciativa. No dia 21 de julho, logo após o anúncio dos primeiros lotes de pagamento, registrou-se o recorde de 150 mil atendimentos em um único dia, o maior volume desde o início da ação. Para dar conta da demanda, a estatal reforçou o número de caixas e equipe nas agências com maior movimento.

Como funciona o atendimento

  • Consulta de descontos: o beneficiário verifica se há cobranças lançadas em seu benefício;
  • Contestação: possibilidade de questionar cobranças não autorizadas;
  • Confirmação: registro de descontos legítimos;
  • Aderência ao ressarcimento: início do processo de devolução quando constatada cobrança indevida;
  • Acompanhamento: monitoramento da análise pela entidade responsável.

O atendimento é gratuito e também pode ser realizado pelo aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135. Atenção a golpes: não há visitas domiciliares autorizadas nem servidores do INSS ou dos Correios podem realizar abordagens fora dos canais oficiais.

O serviço de ressarcimento nos Correios está disponível até novembro de 2025.