O Hemocentro Regional de Picos (Hemopi) enfrenta uma situação crítica em seu estoque de sangue. De acordo com a coordenadora da unidade, Maria Santana, os tipos O negativo e A positivo estão praticamente zerados, devido à alta demanda diária e à baixa reposição das doações.
Segundo a gestora, esses tipos sanguíneos são amplamente utilizados em tratamentos oncológicos, hemodiálise, reservas cirúrgicas e emergências decorrentes de acidentes, o que torna a situação ainda mais preocupante.
“O Hemopi de Picos está precisando muito de doação de sangue, principalmente dos tipos sanguíneos O negativo e A positivo. Nós estamos praticamente zerados e essas são tipagens de alta demanda. Contamos com a solidariedade da população de Picos e de toda a macrorregião”, destacou Maria Santana.
Ela ressalta que a doação representa esperança para famílias que aguardam atendimento médico. “É muito desesperador saber que alguém da família precisa de sangue e não tem disponível. Por isso, precisamos do apoio e da solidariedade de todos neste momento”, acrescentou.
Como doar
Para ser doador, é necessário:
- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização dos responsáveis);
- Pesar mais de 50 kg;
- Ter dormido ao menos seis horas nas últimas 24h;
- Estar alimentado e apresentar documento oficial com foto.
Local e horário de funcionamento
O Hemocentro Regional de Picos está localizado na Rua Luiz Nunes, bairro Bomba, ao lado do Hospital Regional Justino Luz. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.