DestaquesOpinião

Estreia hoje a coluna “Mar minino”

Estreia hoje a coluna de opinião do Boletim do Sertão. Ela é intitulada de “Mar mininu”, em referência a famosa expressão regional que designa surpresa e admiração ante fatos inusitados. A coluna será publicada sempre às sextas-feiras, comentando os acontecimentos e bastidores de Picos e região.

Vamos começar!

Ele não aceita!

Uma importante figura do Palácio Coelho Rodrigues parece não aceitar a retirada definitiva da pré-candidatura a prefeita da jornalista Maria Santana. A decisão foi tomada há um mês e comunicada ao prefeito Pe. Walmir Lima (PT). Maria Santana argumentou que pode contribuir mais para a cidade trabalhando no setor administrativo. Contudo, essa pessoa acredita em uma improvável reviravolta! A jornalista retomaria a pré-candidatura, surpreendendo a todos, voltando nos braços do povo rumo ao Palácio Coelho Rodrigue!

Foto: CCOM/Picos

Adiar as eleições?

O senador Ciro Nogueira (PP) tem externado a sua vontade de adiar as eleições municipais desse ano. Grande articulador que é, ele tem trabalhado remotamente, mesmo nesse período de quarentena, para que o pleito aconteça apenas em 2022, junto com as eleições para governador e presidente. O político argumenta que é uma medida para evitar que o coronavírus se alastre. Muitos prefeitos torcem para ganhar mais dois anos de mandato, até porque a vontade popular pode não querer a permanência deles. Mas será que é hora de debater isso?

Senador Ciro Nogueira

Sensato

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já adiantou que esse não é o momento para se falar em adiamento das eleições, pois ainda estamos em abril. O foco agora é controlar o coronavírus, observar se as medidas adotadas serão eficientes, para só então tratar de tal assunto. Até lá, o calendário estabelecido pela Justiça Eleitoral continua valendo.

Fortalecido

Até o fechamento dessa coluna o MDB havia se fortalecido bastante. O partido que já contava com o presidente da Câmara Municipal, vereador Hugo Victor, ganhou a adesão de mais três parlamentares: José Rinaldo Cabral Filho, Rinaldinho; Evandro Patury e Afonso Guimarães, Afonsinho. Perderam o PP e o PT, que passam a ter apenas um vereador cada.

Pertinência

Em tempos de redes sociais, todas as autoridades políticas procuram se utilizar desse artifício para mostrar o seu trabalho. Esse é o caso do não mais tão querido assim governador Wellington Dias (PT). Algumas pessoas fazem perguntas bem pertinentes em sua conta no Instagram, como uma internauta que o indagou quanto ao que ele estava fazendo pela saúde do estado além de muita  propagada. Sempre devemos aproveitar a oportunidade de cobrar a quem diz nos representar.

Saudades

Comenta-se nos bastidores que a saída da professora Edvânia Barros da Secretaria de Educação de Picos deixará saudades. Ela era é uma técnica, o que fazia com que as coisas andassem com mais celeridade. Edvânia, contudo, havia dito desde que assumiu o cargo que a sua permanência seria por tempo limitado.

Edvânia Barros

Prison Break

No dia 26 de março, 14 detentos fugiram da Penitenciária José de Deus Barros de Picos. Nove já foram recapturados. Eles cavaram um túnel e pularam o muro do presídio. Quem acompanhou os acontecimentos lembrou que a fuga em massa se assemelhou a uma famosa série dos Estados Unidos, Prison Break. Na produção, um personagem provoca a própria prisão para livrar o irmão da pena de morte. Para garantir a fuga, ele teve que levar todo um grupo de criminosos consigo. Vivemos tempos tão surreais.

Reprodução internet

Apocalíptico

Nem o mais pessimista dos pessimistas acreditaria que nós viveríamos em um cenário de filme apocalíptico. Parece um sonho ruim, mas é verdade. Tenhamos força, e se você é uma pessoa de fé, reze ou ore, e obedeça as orientações da Organização Municipal de Saúde (OMS).

Quarentena

O ócio provocado pela quarentena tem feito muitos subirem pelas paredes (não literalmente), mas calma, gente. Isso é por um tempo limitado. Importa que saiamos dessa crise todos bem, e que os cenários mais pessimistas não se confirmem.