DestaquesEducaçãoEmpreendedorismo e iniciativa

Empreendedoras da educação relatam como está a rotina de ensino neste período de pandemia

Maria da Conceição e Caroline. Foto: arquivo das entrevistadas

Por Daniela Pereira/Estagiária

O empreendedorismo é o processo de inovação e criação para o setor de produção e negócios. Hoje, muitas pessoas passaram se direcionar ao ramo do empreendimento, seja por estar apto a abrir uma empresa ou por ser uma forma de sobrevivência, principalmente neste tempo de pandemia, em que há muitos desempregados.

Na história de hoje, vamos falar sobre o empreendimento de Maria da Conceição de Araújo Rocha e de sua filha Caroline de Araújo Carvalho, que dão aulas de reforço escolar, há 14 anos, para alunos da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental.

No depoimento de Maria da Conceição, 51 anos, empreendedora do reforço escolar, no bairro Paroquial, de Picos, diz que começou a dar aulas de reforço quando saiu do emprego de carteira assinada, em um supermercado, na época em que trabalhava, pois passava os dias em casa, ajudando a filha e a sobrinha, com os deveres da escola, foi então que surgiu a ideia de ensinar outras crianças.

“Tudo começou quando eu sair do meu emprego de carteira assinada, daí comecei a ajudar minha filha e minha sobrinha, que morava vizinha a mim, com os deveres da escola, então veio a ideia de dar aulas de reforço, que não demorou muito para eu ficar conhecida no bairro, por Tia Ceiça” conta.

Hoje em dia, Maria da Conceição e sua filha, Caroline, ensinam em média 25 alunos do bairro Paroquial e de outros bairros, como Centro, Belo Norte, Aerolândia e da localidade Gameleira dos Rodrigues. E são formadas pela manhã duas turmas e três a tarde, com aproximadamente de uma a duas horas de ensino.

Em tempo de pandemia ensinar para as crianças está sendo um desafio por conta do vírus e dos cuidados que devem ser mantidos e explicados para elas, pois sabemos que as crianças muitas vezes não têm conhecimento da dimensão da gravidade desta doença. Sabendo disso, a Tia Ceiça conta que está sendo árduo os dias de ensino neste período de pandemia.

“É muito desafiador ensinar neste tempo, pois controlar as crianças é um pouco complicado, pois elas ainda não têm uma dimensão do perigo que é o vírus, e para a segurança de todos, pedimos que venham com máscara, diminuímos a quantidade de crianças por turmas, uso de álcool em gel, e entramos em acordo com os pais para não mandarem os filhos com algum sintoma de gripe”, diz.

Para quem estiver interessado nas aulas de reforço, entre em contato pelo telefone (89) 9 8819-2132 ou (89) 9 9411-7999