DestaquesPolítica

Em sessão na Câmara, o vereador Evandro Paturi fala sobre a paralisação “Sem FPM não dá”

Jackelany Vasconcelos

Na tarde desta quinta-feira (31), na sessão realizada pela Câmara de Municipal de Picos, o vereador Evandro Paturi (MDB), durante seu discurso na tribuna, falou acerca da paralisação dos municípios devido a queda nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O vereador Evandro Paturi relatou que o Piauí e o Nordeste vivem um momento difícil, devido não receberem o recurso.

“Essa semana o Piauí e o Nordeste como um todo, vive um momento difícil, na tamanha irresponsabilidade de uma emenda de uma votação que foi feita no apagar das luzes do atual governo. A PEC da destruição, foi dita naquela época que  aquela PEC, iria trazer sérios problemas para esse país como de fato, a conta chegou. É com tristeza profunda que digo isso para me solidarizar com a população, com os prefeitos da macrorregião de Picos e do Piauí”, contou.

Evandro Paturi falou ainda sobre os protestos realizados pelos prefeitos, que aconteceram em frente a Assembleia Legislativa do Piauí em Teresina, na última quarta-feira (30).

“Ontem, o Piauí presenciou um protesto de prefeitos jamais visto na história da política brasileira. Prefeitos fechando as portas, porque não tem recursos e nem insumos para pagar o custeio de saúde e educação de seus municípios. A situação de alguns municípios é desesperadora, e a gente fica aqui pensando que nós temos como homem público de ter esse entendimento e coerência, porque se continuar da forma que está, vamos ter sérios problemas no municipalismo. Quem está tirando os recursos dos municípios é aquela Lei que foi aprovada na calada da noite na saída do antigo Governo”, relatou.

O vereador afirmou ainda que o município de Picos não aderiu à paralisação porque o prefeito Gil Paraibano (PP) se preparou para esse momento, mas que o gestor se solidariza para com os municípios da macrorregião.