DestaquesSaúde

Secretaria Municipal de Saúde promoverá III Encontro de Portadores da Fibromialgia e Lúpus

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social, promoverá o III Encontro de Portadores da Fibromialgia e Lúpus no próximo domingo, dia 12 de maio. O evento que contará com palestras de profissionais da saúde, faz alusão aos dias 10 de maio (Dia Mundial do Lúpus) e 12 de maio (Dia Mundial da Fibromialgia).

Segundo a organizadora e integrante da comissão do evento, D’arc Cardoso, o evento tem como objetivo discutir políticas públicas voltadas para pessoas portadoras da Fibromialgia e Lúpus, promover a conscientização e compartilhar maneiras adequadas de enfrentamento à essas doenças, além de ressaltar a importância de discutir sobre o tema.

“Nós nos reunimos e criamos a lei municipal de pessoas com fibromialgia. A vaga prioritária no estacionamento, a prioridade numa fila, nós temos agora o cordão do girassol, que nos identifica como pessoas com deficiência e/ou doenças ocultas, a carteirinha que é fornecida no CRAS da Morada Nova e no Parque de Exposição. Então, fibromialgia é algo que precisa ser discutido”, ressaltou.

D’arc Cardoso reforçou a importância dos direitos de pessoas com deficiência e/ou doenças ocultas serem garantidos além do local onde residem. “Nós temos essa carteirinha e ela é válida até Teresina. Eu faço tratamento lá e não pego fila por conta da minha carteirinha tirada aqui, em Picos”, pontuou Cardoso.

De acordo com a representante, a lei que resguarda pessoas com fibromialgia tem se tonado um passo significativo na busca por mais direitos e o apoio da atual gestão municipal em promover encontros como esse, demonstra um compromisso significativo com a inclusão e o bem-estar de quem porta deficiências e/ou doenças ocultas, além de reforçar a importância da conscientização por parte da população.

O evento acontecerá no próximo dia 12/05, às 19h, no auditório da Escola Normal Oficial de Picos, localizada na rua São Sebastião, nº 49. Toda a população está convidada a se fazer presente.