DestaquesPolítica

Deputado federal Merlong Solano pede desculpas após votar a favor da PEC da Blindagem

O deputado federal pelo PT do Piauí, Merlong Solano, publicou uma Nota de Retratação Pública pedindo desculpas ao povo piauiense e ao Partido dos Trabalhadores (PT) por ter votado a favor do texto-base da PEC das Prerrogativas, conhecida como “PEC da Blindagem”. A proposta limita a atuação do Judiciário em processos contra parlamentares.

Em sua nota, o deputado explica que seu voto foi um “grave equívoco” e que a decisão foi motivada pela tentativa de preservar o diálogo entre o PT e a presidência da Câmara dos Deputados. O objetivo, segundo ele, era impedir o avanço da anistia e viabilizar a votação de pautas importantes para a população, como a isenção do Imposto de Renda e a taxação de super-ricos.

O parlamentar, no entanto, lamentou que o acordo político tenha sido rompido e que a votação tenha ocorrido sob “sérias irregularidades”, incluindo a reintrodução do voto secreto no texto. Ele destaca que havia conseguido derrotar esse dispositivo na noite anterior à votação.

Diante do cenário, o deputado informou que assinou, como coautor, um Mandado de Segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a votação da PEC. Ele reafirma seu compromisso com a democracia e a transparência, e que agora trabalhará para que o STF ou o Senado Federal corrijam os erros.