A Câmara Municipal de Picos retomou os trabalhos legislativos para o segundo semestre de 2025 nesta quinta-feira (7). Em sua 19ª sessão ordinária, realizada no Plenário Vereador Pedro Barbosa da Silva, os parlamentares aprovaram projetos de lei, homenagens e diversos requerimentos, após 20 dias de recesso.
O retorno foi marcado por uma pauta robusta, conforme destacou o vice-presidente da Casa, vereador Maté. A sessão teve uma série de propostas, incluindo a equiparação de carga horária e salário dos contadores municipais, a criação do Dia Municipal do Escritor (25 de julho) e o reconhecimento de utilidade pública para a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Vale do Guaribas.
Entre as aprovações, os vereadores também confirmaram:
- Emendas impositivas: A inclusão de emendas parlamentares impositivas na Lei Orgânica Municipal.
- Comissão de combate à violência contra a mulher: A criação de uma comissão legislativa dedicada à proteção e ao combate à violência contra os direitos das mulheres.
Propostas e homenagens
Várias proposições foram encaminhadas para análise da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final. Entre elas, estão projetos para a concessão de medalhas e títulos honoríficos, a nomeação de logradouros e alterações em leis municipais.
Homenagens foram o destaque da sessão, com a aprovação de títulos para personalidades como a vice-prefeita Cecília Maria Lavor Neri, o deputado estadual Nerinho, a primeira-dama do estado Isabel Fontelles e o coronel Carlos Augusto Gomes de Sousa. O vereador Chaguinha, por sua vez, propôs a entrega da “Medalha Coêlho Rodrigues” ao general piauiense Luiz Gonzaga Viana Filho.
Além disso, foram apresentados requerimentos voltados para melhorias na infraestrutura urbana e rural do município, como pavimentação, limpeza, recuperação de praças e melhorias em estradas vicinais e na rede elétrica.