CulturaDestaques

Academia de Letras do Vale do Riachão mantém atividades remotamente

Por Daniela Pereira/Estagiária

Em agosto de 2020 o Clube de Escritores do Vale do Riachão fundou a Academia de Letras do Vale do Riachão (ALVAR), com a sede na cidade de Santo Antônio de Lisboa. A ideia nasceu em janeiro do mesmo ano, e, mesmo com a crise do coronavírus, os escritores colocaram a ideia para frente e vem promovendo os encontros mensalmente, de forma virtual, através do Google Meet.

Além do amor pelas letras, por parte dos seus integrantes, os lançamentos literários que a cidade de Santo Antônio de Lisboa costuma realizar anualmente, foi um dos motivos para a fundação da ALVAR. Dentre os seus fundadores estão escritores que sempre se apoiaram: Nilvon Batista Brito, Gilson Chagas, Francisco Valentin Neto e Jailson Klein.  

Desta forma, os escritores decidiram fundar a academia de letras com o intuito de reunir os autores tanto da cidade, quanto da região do Vale do Riachão.  “Os colegas relembravam os eventos de lançamentos de livros da cidade de Santo Antônio de Lisboa, foi lançada então a ideia de uma academia de letras na cidade, alguns dias depois, em conversa com o poeta Samuel Nascimento, de Alagoinha do Piauí, então, foi compartilhado o desejo de envolver escritores da Região do Vale do Riachão”, relata o escritor Nilvon Batista.

Devido a pandemia do novo coronavírus, as reuniões se dão através da plataforma digital Google Meet. Desde abril de 2020, quando tiveram início as reuniões de planejamento da abertura da academia, os encontros tem sido de forma virtual.

“Nos encontramos mensamente por meio da Plataforma Meet, o nosso calendário de atividades para esse ano prevê a realização de um seminário de literatura, a cerimônia de posse dos membros fundadores, a publicação de um livro – mostrando a trajetória da criação da academia de letras, dos membros fundadores – um concurso  de poesia para alunos do ensino básico, isso tudo se a pandemia estiver controlada até o segundo semestre”, conta Nilvon Batista.

No entanto, mesmo havendo a pandemia, os eventos serão realizados de forma virtual, prevendo-se três saraus online no decorrer do ano. O primeiro está agendado para o dia 20 de março, dando continuidade às homenagens ao Dia Internacional da Mulher, tendo em vista a realização dos demais eventos, o escritor Nilvon explica que eles estão agendados.

“Os eventos devem acontecer em Santo Antônio de Lisboa, que é a sede da ALVAR, teremos outro Sarau no dia 01 de maio, o terceiro ainda não está definido a data”, informou.  

O escritor Nilvon Batista Brita tem como obra publicada, em 2009, o livro História do Rodeador, que fala sobre a cultura da cidade de Santo Antônio de Lisboa. Além disso, ele já fez algumas participações de analogias, entre 2010 e 2011, como o Rodeador Literário e Entre Metodologias e Fontes pela UFPI.