DestaquesEducação

Alunos da rede municipal de Educação de Picos não serão reprovados em 2020

Foto: Jailson Dias

Os alunos da rede municipal de Educação de Picos não serão reprovados nesse ano de 2020. Segundo o titular da pasta, João de Deus Sousa, os estudantes serão “promovidos”. Isso se deve a pandemia da Covid-19, uma vez que 2020 praticamente não houve aula. Ele salientou que esse termo surge da necessidade de que os estudantes não sejam prejudicados. “Ninguém tem culpa disto estar acontecendo, todos estamos sofrendo, mas precisamos dar respostas positivas a sociedade, aos alunos e às famílias”, comentou.

O secretário salienta que a sua decisão está embasada na Lei 14040/2020, uma vez que o contexto da pandemia foi geral. Portanto, no Brasil, nenhum aluno será reprovado nesse ano de 2020 por causa da ausência de aulas. Não é um especificidade local.

Ainda nesta segunda-feira (07) João de Deus esteve reunido com representantes do SINDSERM, Conselho Municipal de Educação e com a equipe de transição do prefeito eleito Gil Paraibano (PP). Na ocasião foi tratado principalmente da situação dos alunos devido a crise provocada pelo coronavírus.

O ano letivo em Picos teve início no dia 02 de março e se estendeu até o dia 16 do mesmo mês, quando as atividades foram suspensas pelo prefeito Pe. Walmir Lima (PT) devido a pandemia. Então, no dia 02 de julho teve início a interação pedagógica não presencial, com a formação de professores.

João de Deus salienta que não foi possível concluir as 800 horas aulas como preconiza a legislação brasileira para o setor. A futura administração terá um grande desafio pela frente.

“Nós temos estabelecido um programa para as atividades não presenciais e precisamos garantir que haja um avanço, então houve algumas dúvidas dos professores quanto ao relatório individual dos alunos que precisa ser entregue até o dia 10 de dezembro”, relatou.