Na manhã desta terça-feira (4), familiares, amigos e autoridades se reuniram na Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, em Picos, para a celebração eucarística em memória de Isabel Leopoldino Dantas Eulálio, carinhosamente conhecida como Dona Bilú, ex-primeira-dama do município. A cerimônia foi marcada por emoção, homenagens e lembranças à matriarca da tradicional família Eulálio, uma das mais respeitadas da cidade.
Dona Bilú era mãe do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Kleber Dantas Eulálio, e avó do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputado Severo Eulálio (MDB), e da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles. A missa, presidida pelo padre Pio Feitosa, contou com a presença de prefeitos da região, representantes da administração municipal e diversas personalidades públicas.
Durante a celebração, o deputado Severo Eulálio se emocionou ao recordar a trajetória e o legado da avó.
“A minha avó muito cedo perdeu seu esposo, Severo Eulálio, ainda com os filhos muito pequenos. Ela conseguiu forças e criou seus filhos, os encaminhou na vida. Somos hoje 23 netos, 33 bisnetos, dois a caminho, sendo ela para sempre o leme condutor da nossa família, mantendo-nos unidos e guiados por seus ensinamentos”, declarou.
O secretário de Governo de Picos, Waldemar Júnior Santos, também prestou homenagem à ex-primeira-dama, destacando seu amor pela cidade e seu exemplo de vida.
“Ela adorava viver e amava o próximo. Fica o legado de uma pessoa que fez tudo pelos filhos e pela cidade. Como primeira-dama, foi exemplo de cidadania, admirada e querida por todos. Fica agora a saudade.”
O ex-prefeito de Picos, Gil Paraibano, relembrou o papel político e humano de Dona Bilú.
“Isabel Eulálio foi uma mulher de muitas virtudes, muito presente na vida política, visitava as famílias picoenses e era muito querida. Deixa um grande legado de bondade e compromisso com os mais humildes.”
O corpo de Dona Bilú chegou a Picos na noite desta segunda-feira (3) e foi velado na Câmara Municipal. Na manhã desta terça, um cortejo seguiu até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a missa de corpo presente.
O momento foi marcado por emoção, fé e gratidão, em reconhecimento à história de uma mulher que dedicou sua vida à família e ao povo picoense. Dona Bilú permanece viva na memória da cidade como símbolo de generosidade, dignidade e amor ao próximo.





