CidadaniaDestaques

Picos volta a sediar Parada da Igualdade após dois anos

Foto: CCOM-PMP

A cidade de Picos voltará a sediar a Parada da Igualdade e da Diversidade após dois anos de paralisação por causada pandemia do coronavírus. Denominada de 14° Jornada Nordestina LGBTQIA+, o evento ocorrerá entre os dias 15 e 18 de setembro, com uma programação que envolverá palestras, mesas redondas, shows e a Parada Cultural encerrando as atividades.

A 14° Jornada Nordestina está sob organização do Grupo Brasileiro de Promoção da Cidadania e neste ano terá por tema: “Vote com orgulho por uma política que nos representa”.

Jovanna Cardoso. Foto: arquivo da entrevistada

De acordo com a coordenadora do evento, Jovanna Cardoso, a população de uma forma geral tem pedido a realização da parada. “Cerca de 90% das pessoas que estão pedindo a volta da parada são heterossexuais, ou seja, simpatizantes da causa, da comunidade LGBTQIA+”, relatou.

Jovanna afirmou que a organização do evento já conta com algumas parcerias e continua buscando mais apoios, incluindo o poder público municipal, a quem já encaminhou ofício. “A nossa parada da igualdade acontecerá, inclusive já construímos parcerias; vamos valorizar as atrações locais de artistas locais, teremos uma atração de renome regional, mas vamos priorizar artistas da nossa terra”, comentou.

Dentre os artistas estão confirmados até o momento: Nenem Pizada, Janny Santos e Novin Rezenha.

Jovanna frisou que a Parada da Igualdade é um evento da sociedade picoense, uma vez que mobilizada a população da cidade, de outros municípios e estados. “A gente recebe pessoas vindas de vários pontos do Nordeste”, frisou.

A coordenadora ressalta a importância das palestras, mesas redondas e debates sobre a temática LGBTQIA+. “A parada é o ápice de fechamento de um evento que se estende por quatro dias”, relatou.

Pré-programação

15 de Setembro
12h00 – Chegada dos Participantes
18h00 – Mesa de Abertura
19h00 – Momento Cultural

16 de Setembro
08h30 – Direitos Humanos no Brasil – Conquistas e Retrocessos
10h30 – Transfeminismo – Ruptura de Padrões Étnicos, Agravos e Transtornos
12h30 – Momento Cultural

17 de Setembro
08h30 – LGBTQIA+ frente ao Racismo Estrutural
10h30 – Estigma da Aids, erradicou ou ainda é uma realidade?
12h00 – Momento Cultural

18 de Setembro
16h00 – 14ª Festa da Diversidade
– 14º Parada Cultural e da Igualdade de Picos
– Retorno às suas cidades de origem