A VII Mostra de Linguagens do IFPI – Campus de Picos será realizada entre os dias 01 e 02 de dezembro, contudo, a coordenação do evento decidiu realizar uma prévia com a exibição do filme “Uma mulher chamada Esperança”, dirigido pelo ator e diretor Flávio Guedes. A sessão de cinema será oferecida aos alunos na próxima quinta-feira (24), em dois horários: 7h às 9h e das 9h15 às 11h15. A partir das 11h30 haverá uma mesa redonda com o Flávio Guedes.
A VII Mostra de Linguagens do IFPI está homenageando este ano Esperança Garcia, considerada a primeira advogada do Piauí. O evento acadêmico tem por tema: “O Feminino: Uma Homenagem a Esperança Garcia”.
A abertura da Mostra de Linguagens será marcada pela leitura da carta redigida por Esperança Garcia, às 18h do dia 01. Às 18h30 será exibida a primeira palestra: “A Vida e a Esperança que Garcia nos traz”. Às 20h, a segunda palestra da noite: “Políticas Públicas Afirmativas”.
No segundo dia do evento, a partir das 7h00, será realizado um piquenique na área externa do Campus. A partir das 8h00 será a abertura das exposições e às 14h deve ocorrer o encerramento.
De acordo com a Profa. Dra. Tâmara Milhomem, que organiza a VII Mostra juntamente com a Profa. Dra. Mislene, o “evento multidisciplinar, envolve várias áreas do conhecimento, dentre elas estão: língua portuguesa, administração, artes, história, matemática, inglês, espanhol, filosofia, geografia e sociologia”.
Sobre a homenagem a Esperança Garcia, a professora informou que a escolha se deve a história de vida dela. “Em decorrência de sua história representar uma narrativa de coragem e luta feminina, cuja protagonista foi uma mulher negra. Perfil geralmente pouco evidenciado nas narrativas históricas e literárias”, relatou a professora Tâmara.