A viatura de combate ao fogo mais equipada que a Companhia Destacada do Corpo de Bombeiros de Picos poderia utilizar permanece quebrada no pátio da corporação, no bairro Junco, há pelo menos quatro anos. Matéria divulgada pela TV Clube em outubro de 2019 mostra a situação do veículo, que poderia estar sendo utilizado nas inúmeras ocorrências de incêndios florestais verificados aqui na cidade e na região.
Nós entramos em contato com o comandante do Corpo de Bombeiros de Picos, tenente Hamylton, mas ele disse que apenas o relações públicas dos bombeiros no Piauí poderia se manifestar.
Nós entramos em contato com essa pessoa, tenente-coronel Veloso, para tratar sobre o assunto. Ele informou apenas que o veículo não pertence a corporação. E não disse nada mais.
Na verdade o veículo pertence a Secretaria Estadual de Transportes do Piauí e está ocupando o espaço na companhia como garagem, contudo, não poderia ser utilizada pelos bombeiros, a menos que o incêndio ocorresse no Aeroporto de Picos. Isso caso pudesse ser utilizada.
No momento, o Corpo de Bombeiros local dispõe apenas de uma viatura ABT, para combate ao incêndio urbano e duas picapes. Elas podem ser adaptadas com tanques de 600 litros para combate a incêndio florestal. Há também uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente de Picos (SEMAM), que disponibiliza um caminhão-pipa para abastecimento das viaturas nas ocorrências.