DestaquesEducação

Vestibular 2024: IFPI de Picos vai ofertar 120 vagas para cursos superiores

Foto: Jailson Dias

O IFPI – Campus de Picos, vai ofertar 120 vagas em cursos superiores no vestibular 2024. O edital foi divulgado na última segunda-feira (11), nos diários oficiais do Instituto. O período de inscrição será do dia 18 de setembro a 22 de outubro, e devem ser feitas no endereço eletrônico: selecao.ifpi.edu.br.

As inscrições são no valor de R$ 40,00 e podem ser pagas nas agências bancárias, caixas eletrônicos e aplicativo do Banco do Brasil. Além disso, os candidatos que pertencem aos Programas Sociais, como CadÚnico, podem pedir a isenção de taxa. O pedido deve ser feito no ato da inscrição.

Edital

Em Picos, serão ofertadas vagas para os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Física e Química. Todos os cursos com um total de 40 vagas, sendo 18 destas ofertadas na modalidade ampla concorrência, e 22 vagas em ações afirmativas.

No total, o IFPI ofertará 2465 vagas nos 17 campi do Piaui. O instituto optou pela realização do vestibular desde ano passado, entendendo que assim há menor evasão escolar, uma vez que os candidatos já prestam o vestibular tendo em vista o curso que pretendem seguir.

As provas estão previstas para serem realizadas no dia 26 de novembro, no turno da tarde, tendo duração de cinco horas. Serão provas objetivas de 70 questões e uma redação, que deve ser feita com caneta azul ou preta. O resultado final será divulgado a partir do dia 29 de dezembro.

Heteroidentificação

Obrigatoriamente, os candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas passarão por um procedimento de heteroidentificação, que consiste em uma análise a ser realizada por uma Banca de Validação de Autodeclaração Étnico-racial.

Prova

A objetiva contará com 70 questões de múltipla escolha. Já a prova de redação constará de produção de um texto, dissertativo-argumentativo, no gênero prosa.

IFPI de Picos

O IFPI de Picos tem se destacado através do desempenho dos seus alunos e egressos, que conseguem ingressar no mercado de trabalho, criam negócios próprios e progridem para os níveis mais elevados de ensino.