DestaquesPolítica

Vereadores derrubam veto do Pe. Walmir a projeto que torna obrigatória a inclusão de obras literárias locais na educação básica

Vereadores derrubam veto do prefeito. Foto: Jailson Dias

A Câmara Municipal de Picos derrubou o veto do prefeito Pe. Walmir Lima (sem partido) ao projeto de lei do vereador Francisco das Chagas Sousa, Chaguinha (PTB), que dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão das obras literárias de autores picoenses na educação básica local. O objetivo do projeto, segundo o vereador, é tornar os autores locais e os seus trabalhos conhecidos das novas gerações de estudantes, bem como promover a nossa literatura.

Os parlamentares se reuniram em sessão extraordinária na manhã da quarta-feira (23) para analisar essa e outras matérias que estavam pendentes.

O veto do prefeito ao projeto não foi total, dizia respeito exclusivamente ao parágrafo que torna o ensino dessas obras obrigatório para 2021. Contudo, os 12 vereadores presentes entenderam diferente do gestor e derrubaram o seu veto mantendo a obrigatoriedade do estudo das obras locais já para o próximo ano.

As obras literárias de autores de Picos e região será de grande importância para que os estudantes conheçam os autores locais e regionais, tomando maior conhecimento sobre a nossa cultura, que precisa ser estudada.

Vereador Chaguinha, autor do projeto. Foto: Jailson Dias

Outro projeto similar também foi apresentado em sessões precedentes. De autoria do vereador Wellington Dantas (PT), ele prevê o estudo da história de Picos na educação básica local. Esse projeto foi aprovado.