DestaquesPolítica

Vereador Rinaldinho propõe privatizar a Agespisa como forma de melhorar o abastecimento de água de Picos

Rinaldinho. Foto: Jailson Dias

Ante os inúmeros problemas de fornecimento de água em Picos, o vereador José Rinaldo Cabral Filho, o Rinaldinho (MDB) propôs, na sessão realizada na tarde da quinta-feira (08), na Câmara Municipal de Picos, a privatização da Agespisa. Nas últimas semanas inúmeros bairros da cidade ficaram sem água encanada. Para o parlamentar, caso uma empresa privada assumisse esse serviço, como já acontece em Teresina, os problemas seriam menores. “Acho que os funcionários da Agespisa são valorosos, trabalhadores, mas eu penso que se esse serviço fosse entregue a iniciativa privada, estaríamos tendo tantos problemas?”, questionou.

Rinaldinho havia apresentado um requerimento pedido que o abastecimento de água fosse restabelecido no povoado Sobradinho, mas depois de vários dias o problema foi reparado na quinta-feira (08), então o vereador retirou o pedido da pauta de votações. Contudo, as reclamações da população quanto ao abastecimento continuam nos povoados e bairros da cidade.

“Não há por parte da Agespisa investimento quanto a perfuração de poços ou melhoria na qualidade e distribuição da água, o que vemos é o tempo passando e apenas remendos sendo feitos em Picos, e enquanto esses remendos estiverem sendo feitos, vários bairros sofrerão com a falta de água”, comentou.

O vereador lembrou que em 2007 foi aprovada pela Câmara Municipal de Picos a concessão do serviço de abastecimento de água pela Agespisa na cidade por 20 anos. Contudo, havia uma cláusula que estabelecia o rompimento do contrato caso o serviço não atendesse a demanda da população. “Quero levantar essa discussão, que a gente tem que trazer, Teresina está aí, outros municípios estão privatizando o seu abastecimento de água”, comentou.

Para o vereador a nova empresa que assumisse o abastecimento de água da cidade ficaria responsável pela zona urbana e rural. “Temos que tomar uma medida mais enérgica, já que temos esse problema com a Agespisa e ela não está honrando com o que está escrito, vamos procurar privatizar”, declarou.

Os vereadores Hugo Victor (MDB), Filomeno Portela (PP) e Valdívia Santos (PT), apartearam Rinaldinho e endossaram o conhecimento sobre a crise no abastecimento de água na cidade.

Requerimentos

Rinaldinho pediu a Prefeitura de Picos que seja construída uma praça e academia de saúde em frente a igreja do bairro Aerolândia, uma vez que aquele terreno é do Município. Muitos moradores do bairro o procuraram com esse pedido.

O vereador elogiou a operação tapa-buracos desenvolvida pela Defesa Civil de Picos, mas pediu que o titular da pasta, João Araújo, dê continuidade ao serviço, que parece ter diminuído. Rinaldinho recebeu o representante dos moradores do bairro Jardim das Oliveiras que pediu o apoio do parlamentar quanto a limpeza, iluminação do local e fez um relato sobre os buracos no acesso ao loteamento.

O vereador pediu a João Araújo que também estenda o serviço de tapa-buracos a Av. Beira Rio, onde muitas pessoas fazem caminhada diariamente. “Não podemos deixar essa operação de lado, temos de dar continuidade”, frisou.