DestaquesEleições 2020

TRE considera que Gutenberg Rocha não divulgou pesquisa irregular e retira condenação

Foto: Jailson Dias

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acatou o recurso movido pela defesa do candidato a vice-prefeito de Picos, médico Gutenberg Rocha, e considerou que não houve divulgação de pesquisa eleitoral irregular, retirando a condenação que o obrigava a pagar multa de R$ 53 mil. A ação foi movida pela Comissão Provisória do PP, que acusava o vice do empresário Araujinho (PT) de divulgar pesquisa eleitoral sem registro. Com a decisão do TRE, Gutenberg foi inocentado.

O Ministério Público Eleitoral (MPE) chegou dar parecer favorável a condenação e pagamento de multa pelo médico, alegando que ele havia divulgado resultado de pesquisa eleitoral sem registro na sua conta pessoal na rede social Instagram no dia 07 de setembro.

Contudo, o TRE entendeu que não se tratava de pesquisa eleitoral irregular, não havendo nela capacidade de iludir o eleitor.

Na ocasião do parecer do MPE, a defesa do candidato alegou que tratava-se apenas de enquete realizada internamente entre simpatizantes da campanha, não se tratando de pesquisa eleitoral.